por ferfer » Dom Mai 26, 2013 13:38
Mostre que, ?n ? Z, o mdc( 2n+1 , n(n+1)/2) = 1
Então, eu fiz um parecido que era provar o mdc( 2n + 1 , n), usando o algoritmo de Euclides... só que foi fácil!
Este que postei no forum, eu não consegui desenvolver! Há outra maneira sem algoritmo de Euclides?
Obrigado
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ferfer
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por e8group » Dom Mai 26, 2013 15:48
Já pensou em supor dois casos : 1°) caso :

é impar ; 2º) caso :

é par ,para ambos casos , existe algum número inteiro
![k[tex] tal que se [tex] n k[tex] tal que se [tex] n](/latexrender/pictures/2006e4268147d11421ceb66b0c35265e.png)
é impar então

;caso contrário

. Tente analisar os dois casos .
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por ferfer » Seg Mai 27, 2013 10:53
Santhiago,
Obrigado pela resposta.
Então, numa questão que é necessário provar, eu posso substituir os casos (par e ímpar) por números? Ou vc não queria dizer isso?
Porque os exercícios de 'calcule' eu consigo realizar tranquilamente. Já os de 'prove', tenho esta dificuldade.
Obrigado
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por e8group » Seg Mai 27, 2013 23:31
Outra alternativa que pensei .
Podemos escrever que

.Assim , se

, então

divide

e

.Mas ,desde que

divide

,necessariamente

dividirá

ou

.Analisando ambos casos ,pela igualdade

concluímos que

(pois caso contrário ele não dividiria ,

nem mesmo

)
ferfer escreveu:Santhiago,
Obrigado pela resposta.
Então, numa questão que é necessário provar, eu posso substituir os casos (par e ímpar) por números? Ou vc não queria dizer isso?
Porque os exercícios de 'calcule' eu consigo realizar tranquilamente. Já os de 'prove', tenho esta dificuldade.
Obrigado
Não precisamos generalizar .Se

é par então

tal que

,e se ele for impar

.
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por e8group » Qui Mai 30, 2013 13:09
Obs .: Foi mencionado que

divide

e

,mas isto não foi provado.Esta prova é simples,ela segue dos itens

+ hipótese de

.De fato podemos usar

para provar que

divide

, assim , como

,pois :
![1 = 1 + 0 = 1 + [(2n) +(-2n)] = (1+2n)- 2(n) = 2(n+1) -(2n+1) 1 = 1 + 0 = 1 + [(2n) +(-2n)] = (1+2n)- 2(n) = 2(n+1) -(2n+1)](/latexrender/pictures/d118d4ca271f064e894e8bf387d555a0.png)
que resulta :
Agora,multiplicando

por

e

por

,obtemos
Suponha que os números inteiros

sejam, respectivamente, o resultado da divisão de

e

por

; assim multiplicando-se

por

(é claro que

) obtemos ,
e

.
Como

então
![[(n+1)a - 4b] \in \mathbb{Z} [(n+1)a - 4b] \in \mathbb{Z}](/latexrender/pictures/87d596f8c1fa0ee620f5ce278d24822c.png)
o que implica

divide

.Analogamente ,chega-se a conclusão que

divide

.
Agora, basta utilizar este resultado + os itens

p/ concluir que

.Espero que ajude .
Por enquanto é isso que pensei em utilizar .
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por ferfer » Qui Mai 30, 2013 13:22
Santiago,
Perfeito! Ótima explicação... Deu para entender e evoluir bastante.
Obrigado
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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