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(G1 - ifsp)

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Mensagempor Maria Livia » Sáb Mai 18, 2013 22:39

Dispõe-se de cinco cores para colorir o retângulo que está dividido em quatro outros retângulos menores,. R1, R2, R3 e R4, de maneira que retângulos com um lado comum não devem ser coloridos com a mesma cor. O número de modos diferentes de colorir os quatro retângulos com apenas duas cores é
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Re: (G1 - ifsp)

Mensagempor Rafael16 » Sáb Mai 18, 2013 23:18

Boa noite Maria Livia!

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Temos 5 cores.
Em R1 temos então 5 possibilidades. Já em R2 vamos ter só 4, pois em R1 vamos escolher uma cor e vai nos restar 4, já que os retângulos devem ser pintados com duas cores e retângulos de mesmo lado não podem ter a mesma cor.
Em R3 vamos ter 1 possibilidade, que é a cor escolhida em R1, e R4 também vamos ter somente 1 possibilidade, que é a cor escolhida em R2. Ou seja, temos que pintar o retângulo "cor-sim cor-não" somente com duas cores.

R1 = 5 possibilidades
R2 = 4 possibilidades
R3 = 1 possibilidade
R4 = 1 possibilidade

R1 * R2 * R3 * R4 = 20

Espero ter ajudado!
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Re: (G1 - ifsp)

Mensagempor Maria Livia » Dom Mai 19, 2013 00:23

obg!
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Re: (G1 - ifsp)

Mensagempor anaflaviasouza » Sex Mar 14, 2014 17:27

Dispõe-se de cinco cores para colorir o retângulo que está dividido em quatro outros retângulos menores,. R1, R2, R3 e R4, de maneira que retângulos com um lado comum não devem ser coloridos com a mesma cor. O número de modos diferentes de colorir os quatro retângulos com apenas duas coresé?

tive um pouco de dificuldade em entender a resolução apresentada aqui, porque utilizar as 5 cores se no final do exercício ele deixou definido que os quatro retângulos fossem pintados com apenas duas cores?
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Re: (G1 - ifsp)

Mensagempor anaflaviasouza » Sex Mar 14, 2014 18:23

anaflaviasouza escreveu:Dispõe-se de cinco cores para colorir o retângulo que está dividido em quatro outros retângulos menores,. R1, R2, R3 e R4, de maneira que retângulos com um lado comum não devem ser coloridos com a mesma cor. O número de modos diferentes de colorir os quatro retângulos com apenas duas coresé?

tive um pouco de dificuldade em entender a resolução apresentada aqui, porque utilizar as 5 cores se no final do exercício ele deixou definido que os quatro retângulos fossem pintados com apenas duas cores?
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.