• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Trigonometria]Questão 28 Fuvest 2013

[Trigonometria]Questão 28 Fuvest 2013

Mensagempor hbrunialti » Dom Mai 12, 2013 20:39

Boa noite!

Estou resolvendo alguns exercicios de matemática das provas antigas da Fuvest e me deparei com uma situação que não sei mais que caminho seguir.

A questão é a 28 da fuvest 2013, e tem o seguinte enunciado:
---
Sejam \alpha e \beta numeros reais com \frac{-\pi}{2}<\alpha<\frac{\pi}{2} e 0<\beta<\pi.
Se o sistema de equações, dado em notação matricial,

\begin{pmatrix}
   3 & 6  \\ 
   6 & 8 
\end{pmatrix} . \begin{pmatrix}
   tg \alpha  \\ 
   cos \beta  
\end{pmatrix} = 
\begin{pmatrix}
   0  \\ 
   -2.\sqrt[]{3} 
\end{pmatrix}

for satisfeito, então \alpha + \beta é igual a:
---
A resposta correta é: -\frac{-\pi}{6}

Na minha resolução, eu consegui resolver o sistema tudo certo e cheguei nas seguintes respostas:

tg\alpha = - \sqrt[]{3}

e cos\beta = \frac{\sqrt[]{3}}{2}

A partir daqui eu empaquei na resolução, olhando alguns sites que tem os exercicios resolvidos eles chegam a conclusão que \alpha = \frac{-\pi}{3} e \beta = \frac{\pi}{6} somente sabendo que um é tangente e outro é coseno e dai fazem a soma.

O que eu gostaria de entender é como eles conseguem descobrir os valores de \alpha e \beta, e o que eu preciso estudar para ter conhecimento sobre esse assunto. Ja que eu não tenho nem certeza absoluta que isso é um problema para trigonometria.

Muito Obrigado!
hbrunialti
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: [Trigonometria]Questão 28 Fuvest 2013

Mensagempor hbrunialti » Seg Mai 13, 2013 17:23

Pessoal, consegui achar a resposta depois de penar muito, e vou responder aqui pra quem tiver a mesma duvida:

O cosseno de Beta consegue-se identificar pelo ciclo trigonometrico, sabendo que coseno de raiz de 3 sobre 2 é 30º o seu equivalente em radianos é pi sobre 6.

A tangente de menos raiz de 3 é 120 graus, que é oposto da tangente conhecida de raiz de 3 Por isso não estava conseguindo identificar. O segredo é você partir do 0º no sentido contrario tendo -60º logo menos pi sobre 3.

Dai é só fazer a soma.
hbrunialti
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Voltar para Trigonometria

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem