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ajuda?

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Mensagempor Amandatkm » Ter Abr 30, 2013 11:26

Um colégio promoveu um torneio esportivo, do qual participaram
várias equipes. A tabela mostra apenas o número de vitórias, empates
e derrotas das equipes A, B e C. Cada vitória vale 2 pontos,
cada empate vale 1 ponto e cada derrota vale zero pontos.
EQUIPES NÚMERO DE
VITÓRIAS
NÚMERO DE
EMPATES
NÚMERO DE
DERROTAS
A 2 x 2
B 5 2 1
C y 0 2
Sabendo que o número total de pontos da equipe A foi a
metade do total de pontos da equipe C e que as três equipes
juntas somaram um total de 27 pontos, então o número de
vitórias da equipe C foi
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.
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Re: ajuda?

Mensagempor Cleyson007 » Ter Abr 30, 2013 11:47

Olá!

Veja se isso te ajuda: http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 134AAJzlwk

Att,

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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Ter Abr 30, 2013 14:13

Eu não entendi a parte sobre os pontos de B,veja só:
5*2+2=27-3p/2
não entendi esse 3 ai, no caso os pontos de B é igual a 27 menos os pontos de a e menos os pontos de C,mas pq a origem desse 3??
Seria pq : P+P/2+p=3p/2?
mas se for isso pq depois ele foi substituido por 3y?so isso que eu estou com dificuldades,pode me ajudar?obrigada
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Re: ajuda?

Mensagempor Cleyson007 » Ter Abr 30, 2013 15:43

Amanda, a explicação de baixo está muito melhor de entender. Veja:

Pontos de A: 2(2) + 1(x) + 0(2) = 4 + x + 0 = 4 + x

Pontos de B: 5(2) + 2(1) + 0(1) = 10 + 2 + 0 = 12

Pontos de C: y(2) + 1(0) + 0(2) = 2y + 0 + 0 = 2y

O enunciado diz que: 4 + x = 2y/2 --> 4 + x = y (I)

O enunciado diz também que: 4 + x + 12 + 2y = 27 (II)

Resolvendo o sistema com as equações (I) e (II), encontramos: y = 5.
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Ter Abr 30, 2013 16:16

o meu ficou assim
4x-y=0
4x+2y=27
multiplicando a primeira por (-1)
3y=27
y=9 ta errado então neh?
o que eu fiz errado?
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Re: ajuda?

Mensagempor Cleyson007 » Ter Abr 30, 2013 16:25

4 + x = y (I)
4 + x + 12 + 2y = 27 (II)

Trabalhando com a equação (I): 4 + x = y ----> x = y - 4

Agora, vou pegar esse valor de x (que é y - 4) e substituí-lo na equação (II). Veja:

4 + y - 4 +12 + 2y = 27

Podemos eleminar o 4 - 4 (pois resulta em 0). Logo, y + 12 + 2y = 27

y + 2y = 27 - 12 --> 3y = 15

y = 15/3 -----> y = 5

Comente qualquer dúvida :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?