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determinar se é função

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Mensagempor virginia » Qui Abr 25, 2013 13:43

x²+y²=16 no livro diz que não é função, porque?? passei o x ficou y²=16-x² , tirei a raiz do y não entendo porque não é função.
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Re: determinar se é função

Mensagempor e8group » Qui Abr 25, 2013 16:59

Basta notar que para cada x em [-4,4] temos que |y| = \sqrt{16 - x^2} .Ou seja , para cada x em [-4,4] não existe um único y tal que (x,y) é solução da equação x^2 +y^2 = 16 .

De fato ,

x^2 +( \sqrt{16-x^2})^2 = x^2 + 16 - x^2  =  [x^2 +(-x^2)] + 16 = 16 .

Por outro lado ,

x^2 +( -\sqrt{16-x^2})^2 =  x^2 +( -1)^2 (\sqrt{16-x^2})^2 = x^2 + 16 - x^2  =  [x^2 +(-x^2)] + 16 = 16
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Re: determinar se é função

Mensagempor virginia » Sex Abr 26, 2013 13:39

santhiago escreveu:Basta notar que para cada x em [-4,4] temos que |y| = \sqrt{16 - x^2} .Ou seja , para cada x em [-4,4] não existe um único y tal que (x,y) é solução da equação x^2 +y^2 = 16 .

De fato ,

x^2 +( \sqrt{16-x^2})^2 = x^2 + 16 - x^2  =  [x^2 +(-x^2)] + 16 = 16 .

Por outro lado ,

x^2 +( -\sqrt{16-x^2})^2 =  x^2 +( -1)^2 (\sqrt{16-x^2})^2 = x^2 + 16 - x^2  =  [x^2 +(-x^2)] + 16 = 16


Não entendi
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Re: determinar se é função

Mensagempor e8group » Sex Abr 26, 2013 16:04

Talvez você não está familiarizada com a definição de função ,neste caso recomendo que leia sobre o assunto .Faça uma pesquisa sobre funções .Além disso , neste site há videos aulas sobre funções .


OBS.: Na sua solução vc errou .Você isolou y e extraiu a raiz quadrada de ambos membros obtendo que y = \sqrt{ 16 - x^2} que na verdade o correto seria ficarmos com o módulo |y| = \sqrt{ 16 - x^2} .Se (a,b) é solução da equação , (a,-b) também o é .Pense sobre isto .

Assim ,por exemplo , tomando-se x = 0 e y = 4temos que x^2 + y^2 = 0 + 4^2  = 16 .Por outro lado ,se y = -4 temos que x^2 + y^2   = 0  + (-4)^2   = 16 . Pense sobre isto .
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.