por Lana Brasil » Qua Abr 17, 2013 18:54
Boa Tarde.

Não consegui resolver. Fiquei confusa. Não tem gabarito.
Na letra a) coloquei 120/200, está certo?
Letra b) não sei.
Na letra c) coloquei 50/200, está certo?
Na letra d) coloquei 120/200 x 150/200, está certo?
Muito obrigada.
-
Lana Brasil
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 73
- Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qua Abr 17, 2013 19:11
Oi
Lana,
boa tarde!
a)
A quantidade de alunos que gostam APENAS de música sertaneja não é de 120 alunos, e sim
40 alunos; pois desses 120, 80 gostam também de música eletrônica. Portanto,

Daí,

b)
A quantidade de alunos que não gostam de NENHUM dos dois estilos é dada por:
(gostam apenas de sertaneja) + (gostam apenas de eletrônica) + (gostam dos dois tipos) + (NÃO gostam de nenhum dos dois tipos) = 200
(120 - 80) + (150 - 80) + 80 + x = 200
40 + 70 + 80 + x = 200
x = 10 Daí,

Sugiro que faça uma leitura sobre o Diagrama de Venn, será muito proveitoso!!
Segue o link: clique
Diagrama de Venn
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Lana Brasil » Qua Abr 17, 2013 19:55
danjr5 escreveu:Oi
Lana,
boa tarde!
a)
A quantidade de alunos que gostam APENAS de música sertaneja não é de 120 alunos, e sim
40 alunos; pois desses 120, 80 gostam também de música eletrônica. Portanto,

Daí,

b)
A quantidade de alunos que não gostam de NENHUM dos dois estilos é dada por:
(gostam apenas de sertaneja) + (gostam apenas de eletrônica) + (gostam dos dois tipos) + (NÃO gostam de nenhum dos dois tipos) = 200
(120 - 80) + (150 - 80) + 80 + x = 200
40 + 70 + 80 + x = 200
x = 10 Daí,

Sugiro que faça uma leitura sobre o Diagrama de Venn, será muito proveitoso!!
Segue o link: clique
Diagrama de Venn
Muito obrigada. Entendi muito bem.
-
Lana Brasil
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 73
- Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Qua Abr 17, 2013 20:39
Que bom!
E, os itens

e

? Encontraste como resposta...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Lana Brasil » Qui Abr 18, 2013 16:20
danjr5 escreveu:Que bom!
E, os itens

e

? Encontraste como resposta...
Depois da sua explicação entendi o raciocínio e respondi as outras. c) 50/200 e d) 80/200. Obrigada.
-
Lana Brasil
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 73
- Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Abr 20, 2013 16:26
Lana,
desculpe a demora!
A tua letra "d" está incorreta. Creio que tenhas confundido

com

!
Associe

a UNIÃO;
E,

a INTERSECÇÃO!
Portanto, aquela não é a resposta correta!
Aguardo retorno!
Att,
Daniel.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Lana Brasil » Sáb Abr 20, 2013 20:14
danjr5 escreveu:Lana,
desculpe a demora!
A tua letra "d" está incorreta. Creio que tenhas confundido

com

!
Associe

a UNIÃO;
E,

a INTERSECÇÃO!
Portanto, aquela não é a resposta correta!
Aguardo retorno!
Att,
Daniel.
Obrigada pela correção. Veja se entendi agora: a resposta é (40+70)/200? Se estiver errado então não sei como fazer. Obrigada.
-
Lana Brasil
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 73
- Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sex Abr 26, 2013 21:07
Lana,
desculpe a demora!
Segue o Diagrama:

- Diagrama.png (8.52 KiB) Exibido 6507 vezes
Determinemos a quantidade de alunos que gostam de música eletrônica OU sertaneja:

Portanto,

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Lana Brasil » Sáb Abr 27, 2013 15:34
danjr5 escreveu:Lana,
desculpe a demora!
Segue o Diagrama:
Diagrama.png
Determinemos a quantidade de alunos que gostam de música eletrônica OU sertaneja:

Portanto,

Nossa que bom que pode responder, tenho prova na segunda. Entendi o raciocínio agora do OU e do E. Muito obrigada pela sua ótima demonstração.
-
Lana Brasil
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 73
- Registrado em: Dom Abr 07, 2013 16:02
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Probabilidade
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- N° de alunos
por ginrj » Qua Jun 24, 2009 19:35
- 1 Respostas
- 1647 Exibições
- Última mensagem por ginrj

Qua Jun 24, 2009 20:18
Conjuntos
-
- Música e tempo de produção
por zenildo » Seg Jul 20, 2015 13:18
- 2 Respostas
- 2173 Exibições
- Última mensagem por nakagumahissao

Ter Jul 21, 2015 01:34
Lógica
-
- Cálculo com matrizes de tipos diferentes
por Felicia » Ter Set 15, 2009 00:11
- 1 Respostas
- 1965 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Ter Set 15, 2009 09:19
Matrizes e Determinantes
-
- Alguem me passa esses tipos de exercícios?
por gomusalie » Qui Out 27, 2011 19:47
- 0 Respostas
- 989 Exibições
- Última mensagem por gomusalie

Qui Out 27, 2011 19:47
Funções
-
- Alguem me passa esses tipos de exercícios?
por gomusalie » Qui Out 27, 2011 19:47
- 0 Respostas
- 996 Exibições
- Última mensagem por gomusalie

Qui Out 27, 2011 19:47
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.