por Sugvato » Qua Abr 10, 2013 10:56
Olá!, Bom dia a todos.
Bom, estou com algumas dúvidas sobre inequação modular. Me deparei com alguns problemas que eu não consegui resolver e outros que a minha resposta não "batia" com o gabarito.
Vou mostra-las:
1-

;
2-

;
Essas duas últimas, por favor, sejam mais didáticos!
3-

;
4-

;
Nas duas ultimas tive dificuldade me saber como fazer os sinais, por exemplo na 4 eu resolvi assim:

A partir dai eu fiz as duas possível equações, com o modulo positivo e igual a zero e com o modulo negativo.

na minha visão funcionaria como duas equações de segundo grau tendo raizes 2,-2,6 (ambas) Porem agora fica o problema. Vou fazer a reta com a primeira equação e outra com a segunda.
______-____+_____-____+

___-2____2____6____

onde o conjunto solução da primeira seria
![S=]-2,2[\cup]6,+\infty[ S=]-2,2[\cup]6,+\infty[](/latexrender/pictures/db893c15447fc9fe16a6067424029f77.png)
testamos e veremos que apenas os > que 6 funcionam na equação e assim
![S=]6,+\infty[ S=]6,+\infty[](/latexrender/pictures/707cdc4581488670db73fa440ead62c6.png)
![S=]6,+\infty[ S=]6,+\infty[](/latexrender/pictures/707cdc4581488670db73fa440ead62c6.png)
e a segunda ficaria assim:
______+____-_____+____-

___-2____2____6____

onde o conjunto solução seria
![S=]-\infty,-2[\cup]2,6[ S=]-\infty,-2[\cup]2,6[](/latexrender/pictures/f4b85739a91b998a8c8aad1e0e41eb45.png)
testamos e veremos que apenas os
![S=]2,6[ S=]2,6[](/latexrender/pictures/c1cf08bae416e925fefe7efb5ec81e1c.png)
funcionam.
Então como resposta final ficaria
![S=]2,+\infty[ S=]2,+\infty[](/latexrender/pictures/c136133593766ec66533177003fcfb81.png)
, Estou errado????
Por favor! Me ajudem
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Sugvato
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por Sugvato » Qui Abr 11, 2013 19:28
Por favor, não sei se estou cometendo algum erro dando um UP.
Mas UP....
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por e8group » Sex Abr 12, 2013 12:47
Na próxima vez post apenas uma dúvida por tópico ,ok ?
Com respeito aos exercícios (1) e (3) terá de considerar no máximo 4 casos . Para explicar o procedimento de solução para ambos exercícios ,vamos considera que

.Onde ,

são funções e

uma cosntante . Temos então 4 casos a considerar :
Caso 1 : 
e

.
Caso 2 : 
e
Caso 3 : 
e
Caso 4 : 
e

Suponha que

são conjuntos de números tais que :


Assim ,por defenição de módulo ,podemos escrever

como :


.
OBS.: Poderíamos também ter

(neste caso obrigatoriamente

) ,

.
Pergunta : O que acontece se

ou

em que

,

e

???
E se

e

,qual a solução da desigualdade

????
Se você conseguir resolver ambos exercícios conseguirá resolver o (2) também ,ele é semelhante . Já em relação ao exercício (4) ,note que

e

pois

.
Tente concluir
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por Sugvato » Sex Abr 12, 2013 19:35
Primeiramente, muito obrigado pela ajuda!.
Não tinha "sacado" o as condições do exercício 4. Estava persistindo no meu erro e acabei me segando.
Vou resolver voltar a tentar resolver tomando os conceitos que você me passo! Muito obrigado!
Após qualquer dúvida volto a postar aqui mesmo!.
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por marilgomes » Sex Mai 31, 2013 16:32
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Sex Mai 31, 2013 16:32
Funções
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- [inequação modular] DÚVIDA SIMPLES EM INEQUAÇÃO MODULAR
por brunocunha2008 » Sex Set 13, 2013 22:37
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Qui Jan 03, 2019 14:39
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- n sei resolver essa funçao modular com inequaçao(ajuda)
por Fabricio dalla » Qua Mar 09, 2011 23:46
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Sex Mar 11, 2011 15:00
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por manuoliveira » Dom Ago 22, 2010 22:30
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Seg Ago 23, 2010 15:38
Álgebra Elementar
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- Inequação modular
por scggomes » Qui Abr 21, 2011 17:22
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- Última mensagem por MarceloFantini

Qui Abr 21, 2011 20:54
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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