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Pesquisa Operacional - Programação linear e método somplex

Pesquisa Operacional - Programação linear e método somplex

Mensagempor Diofanto » Qui Out 25, 2012 14:54

Estou resolvendo um proplema de programação linear. Fiz de uma maneira, mas o professor me disse que tava errado. Olhem só:

Atividades: 1, 2, ..., n
Recursos: 1, 2, ..., m

Objetivo: Determinar com que "intensidade" as atividades devem ser conduzidas para obter o maior rendimento.

Dados:

- Suprimentos de recursos " i " : Si (i = 1, ..., n)
- Rendimentos de atividades "j" : Rj (j = 1, ..., m) ( em intensidade unitária)

- Quantidade de recurso "i" necessário para a atividade "j" ( em intensidade unitária), Qij

Monte a tabela do metodo simplex, escreva o primal e o dual. e monte o ppl:



Tentei montar uma tabela onde as colunas eram as atividades e as linhas os produtos, mas o professor disse que tava errado. Não tenho ideia de como fazer...
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Re: Pesquisa Operacional - Programação linear e método sompl

Mensagempor Neperiano » Seg Nov 05, 2012 16:44

Olá

Bom, acho que Programação Linear é da minha área, então vamos tentar te ajudar.

Tu quer maximizar o teu retorno, o teu lucro, enfim...

Então na tua função objetivo tu vai ter maximizar

Mas antens disso Diofanto, tu tem que me dizer qual é a tua variável de decisão, primeiro é necessário definir isto.

Exemplo: A quantidade, de atividades "n" para os recursos "m"?

Após definir isto, você defina sua função objetivo, você sabe que é maximizar, mas maximizar o que?

Após isto, ai sim tu usa as restrições que tu tem
- Suprimentos de recursos " i " : Si (i = 1, ..., n)
- Rendimentos de atividades "j" : Rj (j = 1, ..., m) ( em intensidade unitária)

Não aprendi este negócio de dual, primal, aprendi mais na prática, sem muito teor matemático, mas vou pesquisar isto ai para descobrir o que é.

Tu até pode montar uma tabela, mas não é só isso as restirções cara.

Att
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Re: Pesquisa Operacional - Programação linear e método sompl

Mensagempor Neperiano » Ter Nov 06, 2012 13:27

Olá

Olha só cara:

Vou supor valores.

2 atividades
2 recursos

Max Q11 + Q12 + Q21 + Q22

Restrições

Q11 + Q12 + Q21 + Q22 = S11 = S12 + S21 + S22
Q11 + Q12 + Q21 + Q22 = R11 + R12 + R21 + R22

Desculpe, mas é isso que você quer, é que eu aprendi já em exercícios isso, não vi metodo simplex, dual, primal, vou até dar uma olhada, mas não sei se consigo ajudar nesse sentido que você quer.

Att
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?