por kiq » Ter Out 09, 2012 16:53
o conjunto verdade da inequação 3/(x+1).(x-2)<0 é igual a:
-->é menor ou igual<--
eu esqueci o que é conjunto verdade e nao consegui resolver
tentei passar para o outro lada da inequaçaão multicando,mas e "x" desapareceria,pois ia multiplicar por 0.
o que devo fazer?
R:]-1,2[
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kiq
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por MarceloFantini » Ter Out 09, 2012 18:17
É o conjunto dos números que satisfazem a inequação. Como você tem um numerador sempre positivo, precisa apenas descobrir quando o denominador será negativo. Para que isto aconteça, um dos fatores deve ser negativo e o outro positivo.
Note que

será positivo para

e negativo para

. Note pelas desigualdades

e

, assim

e

. Semelhante para

, segue que será positivo para

e negativo para

.
Portanto, para satisfazer a inequação devemos ter

e

ou

e

. Como a segunda possibilidade é impossível, temos que a solução será o conjunto
![S = ]-1, 2[ S = ]-1, 2[](/latexrender/pictures/7e3d089bf88757ace372044fa0e9ed1a.png)
.
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por DanielFerreira » Dom Out 14, 2012 13:23
Kiq,
seja bem-vindo(a)!!
Segue outra forma de resolver a questão

Se o denominador for zero a inequação será impossível, por isso, em vez de

devemos fazer

.
Daí,

Estudando o sinal: 'parábola'

- par.png (8.17 KiB) Exibido 840 vezes

ou
![\boxed{\boxed{S = ]- 1, 2[}} \boxed{\boxed{S = ]- 1, 2[}}](/latexrender/pictures/77fda918d97f485718d7ad2e54af14f6.png)
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Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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