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[Função] Questão UFRJ.

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Mensagempor replay » Qua Out 10, 2012 21:37

7 (UFRJ) Cintia, Paulo e Paula leram a seguinte informação numa revista:
"conhece-se, há mais de um século, uma fórmula para expressar o peso ideal do corpo humano adulto em função da altura:

P = (a-100) - (\frac  {a-150}{K})

onde P é o peso, em quilos, a é a altura, em centímetros, k = 4, para homens, e k = 2, para mulheres".



a) Cíntia, que pesa 54 quilos, fez rapidamente as contas com k = 2 e constatou que, segundo a fórmula, estava 3 quilos abaixo do seu peso ideal. Calcule a altura de Cíntia.

b) Paulo e Paula têm a mesma altura e ficaram felizes em saber que estavam ambos exatamente com seu peso ideal, segundo a informação da revista. Sabendo que Paulo pesa 2 quilos a mais do que Paula, determine o peso de cada um deles.

Gostaria de saber o raciocinio e o desenvolvimento da conta.
Editado pela última vez por replay em Qui Out 11, 2012 16:30, em um total de 1 vez.
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor jeanderson09 » Qua Out 10, 2012 21:53

olha..... quando vc se inscreve no site fica bem claro que o objetivo dos usuarios nao e responder questoes e fazer perguntas , mas sim discutir os metodos de resoluçao..... :-D
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor replay » Qua Out 10, 2012 22:07

Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios, trabalhos, provas etc.
Caso você não tenha tentado algo pois ainda não sabe como iniciar o exercício, então informe essa dificuldade.
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo;


Sempre que eu posto algo, eu posto o desenvolvimento da conta, no caso eu não sei como iniciar o calculo.
O intuito do forum é o aprender e não resolver questões, respeito muito a politica do forum.
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor replay » Qui Out 11, 2012 16:29

Substituindo os termos eu fiz:

54 = (\frac {a-100}{1}) - (\frac   {a-150}{2})

Como não tem nada embaixo do a - 100 eu coloquei 1 para fazer a conta.
Estou fazendo certo ?
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor young_jedi » Qui Out 11, 2012 17:20

A formula relaciona o peso ideal a altura, no enunciado de a) diz que cintia esta 3 kg abaixo de seu peso ideal, ou seja o peso ideal de Cintia seria 57 Kg, portanto voce tem que usar este valor na formula.

Corrigindo isso, voce montou a formula certa, e sim, voce pode colocar o 1 no denominador, agora é so aplicar o minimo multiplo comum e resolver.
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor replay » Qui Out 11, 2012 17:39

Young_Jedi.

Percebo que estou com bastante dificuldade nesse tipo de equação, poderia completa-la ?
Consegui até montar essa parte:

57 = (\frac {a-100}{1}) - (\frac {a-150}{2})

Retirando o MMC:

57 = (\frac {?????}{2}) - (\frac {???????}{2}) - Fiquei em duvida nessa parte, que eu sei é dividir em baixo e multiplicar em cima.


(\frac {a-100}{2}) * \frac {a-150}{1} = \frac {\frac {a-100 * a - 100}{2}} {2} Seria isso o resultado da fração do Primeiro ?

(Dividindo por 2 em baixo) e multiplicando em cima.

Outra coisa que vejo: Esse tipo de equação não foi ensinado na escola(Rede Estadual).
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor young_jedi » Qui Out 11, 2012 18:27

o mmc é 2

então o denominador de todas as parcelas tem que ser igual a dois
para isso voce multiplica e divide todas as parcelas por dois, para não alterar seu valor.

57=\frac{a-100}{1}-\frac{a-150}{2}

\frac{2.57}{2}=\frac{2.(a-100)}{2}-\frac{a-150}{2}

\frac{114}{2}=\frac{2a-200}{2}-\frac{a-150}{2}

como todo a equação tem o mesmo denominador então podemos igualar o numerador e trabalhas so com esse

114=2a-200-(a-150)

Comentarios: com relação a sua queixa do ensino desse tipo de equação na escola, isso depende muito, ja ouvi varias pessoas falarem disto, mais por exemplo eu estudei em rede estadual e isto foi estudado nas escolas que frequentei, depende muito de cidade, estado, escola e principalmente professor.
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor replay » Qui Out 11, 2012 19:33

Deixa eu ver se eu entendi, não precisava tirar o MMC?

Ja que eu poderia multiplicar e dividir por 2, isso faria com que eu tivesse uma equivalência em \frac {a-150}{2} ?

Seria isso ou minha dedução ta errada?

Outra coisa que vejo, estou tendo muita dificuldade em matematica, e pretendo ser engenheiro, essa dificuldade vai atrapalhar ?
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor young_jedi » Qui Out 11, 2012 20:03

Na verdade o mmc é 2, nesse caso é facil verificar porque os outros termos estão divididos por um
o objetivo de tirar o mmc é deixar todos os termos no mesmo denominador e assim igualar os numeradores
o termo \frac{a-150}{2}, voce não precisa mexer pois ele ja esta no denominador 2, ja nos outros termos voce tem que "mexer", multiplicando e dividindo eles por dois, voce não altera eles mais coloca eles no mesmo denominador.


com relação a outra duvida, bom, eu te digo que matematica é essencial para um bom engenheiro, se voce esta tendo dificuldade recomendo que estudo bastante, pois uma boa base matematica é fundamental na faculdade de engenharia e na vida profissional do engenheiro. O importante é ter empenho e não desanimar.
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor replay » Qui Out 11, 2012 20:52

Tentei desenvolver a ultima conta, não consegui.
Seria separar numero com numero e letra com letra ?
Pode desenvolve-la ?

Eu fiz assim:

114=2a-200-(a-150)

\frac {114}{2}=a-200-a-150) --- Duvida aqui, se eu dividi o 2a, teria que dividi todos os termos da direita certo ?
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor young_jedi » Qui Out 11, 2012 20:59

114=2a-200-(a-150)

primeiro resolve o parenteses multiplicando o sinal

114=2a-200-a+150

agora voce faz as operações de subtração e soma

114=a-50

passando o -50 pro outro lado da equação

114+50=a

164=a

ou seja

a=164
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor replay » Qui Out 11, 2012 21:19

É isso mesmo você acertou a questão.

114=2a-200-(a-150)
114=2a-200-a+150

Você fez 2a-a e -200+150 diretamente né, não moveu nenhum dos dois ?

As vezes fico um pouco constrangido de fazer perguntas sucetivas, mais eu tentei antes de fazer a pergunta, é que não consegui mesmo.
Engraçado, uma coisa, eu não vejo nada de "função", apenas equação de primeiro grau.
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Re: [Função] Questão UFRJ.

Mensagempor young_jedi » Qui Out 11, 2012 21:29

isso, eu fiz a conta direto sem organizar os termos

o exercicio te da uma função do peso pela altura P(a) a partir do momento que voce tem o valor de um dos dois
ou do peso ou da altura, voce substitui na função ai voce tera uma equação para encontrar o valor do outro
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?