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[equações lineares] Concurso magistério 03/2011

[equações lineares] Concurso magistério 03/2011

Mensagempor fernandocez » Qui Jul 19, 2012 19:14

Caros amigos, estou com dificuldade em resolver essa questão.

58. Sabendo-se que 2a+3b+4c = 17 e que 4a+b-2c = 9, o valor de a+b+c é:

Gabarito: a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7 resposta. d) 6

Tentei resolver por escalonamento e não consegui.

2a+3b+4c = 17 .(-2)+L2
4a+b-2c = 9

ficou assim:
2a+3b+4c = 17
-5b-10c = -25 : 5

ficou assim:
2a+3b+4c = 17
-b-5c = -5

Agora não consigo prosseguir. Alguém tem uma idéia?
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Re: [equações lineares] Concurso magistério 03/2011

Mensagempor fraol » Qui Jul 19, 2012 20:34

Boa noite,

Veja o desenvolvimento a seguir:


(I) 2a + 3b + 4c = 17
(J) 4a +  b  -2c =  9

(I)+(J)
=> 6a + 4b + 2c = 26
=> (4a + 2a) + (2b + 2b) + 2c = 26
=> 4a + 2b + 2a + 2b +2c = 26
=> 2a + b + a + b + c = 13
=> a + b + c = 13 - (2a + b) (K)

(I) + 2x(J)
=> 10a + 5b = 35
=> 2a + b = 7 (L)

Substituindo (L) em (K)
=> a + b + c = 6

.
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Re: [equações lineares] Concurso magistério 03/2011

Mensagempor DanielFerreira » Qui Jul 19, 2012 21:34

Ótima solução fraol!!
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Re: [equações lineares] Concurso magistério 03/2011

Mensagempor fernandocez » Sex Jul 20, 2012 15:10

Obrigado fraol! Esses sistema eu nunca sei resolver, qual as regras, se soma, se multiplica e etc. Tenho que estudar mais. Abração.
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Re: [equações lineares] Concurso magistério 03/2011

Mensagempor fraol » Sex Jul 20, 2012 20:49

danjr5 escreveu:Ótima solução fraol!!


fernandocez escreveu:Obrigado fraol! Esses sistema eu nunca sei resolver, qual as regras, se soma, se multiplica e etc. Tenho que estudar mais. Abração.


:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?