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Como aprender e entender matemática

Como aprender e entender matemática

Mensagempor Bielto » Sáb Jul 14, 2012 13:55

Alguém sabe me dizer como começar na matemática?
Tirando operações básicas como adição, multiplicação, soma e subtração.

Eu até tentei começar por potenciação mas, é muito difícil.
Alguém saberia uma lista correta? Ex: radiciação > trigonometria > função > polinômios e assim vai.

Abraço pessoal.
Bielto
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 14:15

Não necessariamente existe uma ordem correta de aprender matemática, porém é fato que dominar as quatro operações, potenciação e radiciação são fundamentais. Depois, diria que você pode começar com polinômios, trigonometria e partir para o caso mais geral, funções. Uma noção dos conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais) é bom ter, mas isso você pode fazer paralelamente.
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor Bielto » Sáb Jul 14, 2012 15:16

Mais o Marcelo, você não sabe + ou - a sequência? Ex: Trignometria > Conjuntos > Logaritmo > Geometria > Potenciação..
Seria de grande ajuda.

Abraço
Bielto
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 15:22

Muitos assuntos podem ser estudados ao mesmo tempo, com o básico de conjuntos e álgebra praticamente tudo pode ser feito paralelamente. Você pode estudar trigonometria, polinômios, geometria e logaritmos simultaneamente, até certo ponto, sem qualquer prejuízo ou buracos na formação. Depende também das suas facilidades, você disse que tem problemas com potenciação, então sugiro aprender melhor antes de passar para qualquer coisa. Repito, dominar as quatro operações, mais potenciação e radiciação são fundamentais antes de estudar qualquer outro assunto.
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor Bielto » Sáb Jul 14, 2012 17:05

Perdoe a minha ignorância mas, você cursando matemática ainda não ajudou em nada.
Só quero mesmo a sequência para que eu possa ir subindo aos poucos.
Não quero pegar tudo de uma só vez Trigonometria junto com log e mais polinômios, isso só irá acumular as coisas pra eu.
Então eu quero aprender uma matéria e fazer exercícios relacionados para fixar só assim passar para a próxima.

No mais, muito obrigado.
Bielto
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 14, 2012 18:00

Comece com potenciação e radiciação.
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 14, 2012 18:34

Bielto escreveu:Alguém sabe me dizer como começar na matemática?
Tirando operações básicas como adição, multiplicação, soma e subtração.

Eu até tentei começar por potenciação mas, é muito difícil.
Alguém saberia uma lista correta? Ex: radiciação > trigonometria > função > polinômios e assim vai.

Abraço pessoal.


Uma sequência básica para começar seria a seguinte:

  1. Expressões numéricas com inteiros.
  2. Operações com frações.
  3. Operações com números irracionais.
  4. Potenciação.
  5. Radiciação.
  6. Equação polinomial do 1° grau.
  7. Sistema de equações lineares.
  8. Equação polinomial do 2° grau.

Se você desejar um lugar para assistir videoaulas sobre esses conteúdos (e muitos outros), eu recomendo o canal do Nerckie no YouTube:

http://www.youtube.com/nerckie

Atualmente ele divide as videoaulas em dois grandes blocos: 1) Matemática Zero; 2) Matemática.

Pelo nome dos blocos, já fica evidente que o ideal é começar com as videoaulas do Matemática Zero.
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor Bielto » Sáb Jul 14, 2012 19:09

O que seria Equação polinomial do 1° grau ?
E o que é Expressões numéricas com inteiros ?

Abraço
Bielto
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Re: Como aprender e entender matemática

Mensagempor LuizAquino » Dom Jul 15, 2012 13:18

Bielto escreveu:O que seria Equação polinomial do 1° grau ?


É equação do tipo:

ax + b = c

Por exemplo, a equação 2x + 1 = 9 é uma equação polinomial do 1° grau (ou simplesmente, equação do 1° grau).

Bielto escreveu:E o que é Expressões numéricas com inteiros ?


São expressões com operações aritméticas entre números inteiros. Por exemplo, a expressão abaixo é uma expressão numérica com números inteiros:

{-2 + 3[1 - (-2)]} + 5{(2 + 5) - 6[(-1) + 7]}
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?