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Parábola

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Mensagempor Claudin » Ter Jun 12, 2012 20:42

Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice (-\frac{3}{2},2), passando pelo ponto (-1,-1)
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jun 28, 2012 15:41

Se alguém puder me ajudar, ainda não consegui solucionar, tem uns 15 dias q ja postei...
obrigado
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Qui Jun 28, 2012 23:36

Claudin escreveu:Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice (-\frac{3}{2},2), passando pelo ponto (-1,-1)


A equação da parábola é

y(x)=ax^2+bx+c.

Assim, determinar a parabola é, na verdade, determinar os coeficientes a,b e c.

O ponto de "vértice" é o máximo da parábola. Assim, este ponto é tal que

\frac{d}{dx}y(x)=2ax+b\Rightarrow y'(x=-\frac{3}{2})=2\Rightarrow -3a+b=2.

Como a parábola passa por (-1,-1), então

y(-1)=-1\Rightarrow a-b+c=-1

Agora, precisamos de mais uma informação para obter uma terceira equação e calcular a,b e c.
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Re: Parábola

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jun 29, 2012 00:19

Claudin escreveu:Determine a equação da parábola com eixo paralelo a Oy, vértice (-\frac{3}{2},2), passando pelo ponto (-1,-1)

Como o eixo da parábola é paralelo a Oy, podemos concluir que o eixo de simetria "coincide" com o eixo x.
Tal equação é dada por y^2 = 2px, mas como o vértice não está na origem, temos (y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

No ponto (- 1,- 1):

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

9 = 2p . \frac{1}{3}

p = \frac{27}{2}

Segue que,

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

(y - 2)^2 = 27(x + \frac{3}{2})^2

(...)
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Seg Jul 02, 2012 20:55

danjr5 escreveu: Como o eixo da parábola é paralelo a Oy, podemos concluir que o eixo de simetria "coincide" com o eixo x.
Tal equação é dada por y^2 = 2px, mas como o vértice não está na origem, temos (y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

No ponto (- 1,- 1):

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

9 = 2p . \frac{1}{3}

p = \frac{27}{2}

Segue que,

(y - 2)^2 = 2p(x + \frac{3}{2})^2

(y - 2)^2 = 27(x + \frac{3}{2})^2

(...)


Não encontrei \frac{27}{2}, encontrei 18.

E mesmo assim nas contas finais não deu resultado como no gabarito que seria:

12x^2+36x+y+25=0
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Qui Jul 05, 2012 19:34

(y-2)^2=2p(x+\frac{3}{2})^2

(y-2)^2=36(x+\frac{3}{2})^2

Mas não consegui chegar no resultado correto ainda, que é:

12x^2+36x+y+25=0
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Re: Parábola

Mensagempor DanielFerreira » Qui Jul 05, 2012 20:05

Olá Claudin,
inicialmente, gostaria que me desculpasse pelo equívoco em minha solução. Certamente, concluí erradamente o raciocínio.
Terei que revisar esse assunto! Rsrsrs

Segue outra forma de resolvê-la, assim como a descrita pelo nosso amigo Russman.

Equação da parábola ====> y = ax^2 + bx + c

Vértice ====> V = \left( - \frac{b}{2a}, - \frac{\Delta}{4a} \right) = \left(- \frac{3}{2},2 \right)

Passa pelo ponto (- 1, - 1)

Com isso,
I) - \frac{b}{2a} = - \frac{3}{2} ====> b = 3a


II) - \frac{\Delta}{4a} = 2 ====> - 9a^2 + 4ac = 8a


III) - 1 = a(- 1)^2 + b(- 1) + c ====> c = 2a - 1


Substituindo III) em II) encontrará a = - 12

...
b = - 36 e c = - 25

Daí,
y = ax^2 + bx + c ===> y = - 12x^2 - 36x - 25 ===> y + 12x^2 + 36x + 25 = 0
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 10:14

:y:
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Re: Parábola

Mensagempor Russman » Sex Jul 06, 2012 16:06

É, exatamente...eu deveria ter igualado y'(x)=0 e não o fiz.
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Re: Parábola

Mensagempor Claudin » Sex Jul 06, 2012 16:29

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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.