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[derivada parcial] duvida no enunciado da questao

[derivada parcial] duvida no enunciado da questao

Mensagempor ricardosanto » Sáb Jun 02, 2012 00:32

Qual a ordem de derivação que calcularah Fxy (ou Fyx) mais rapidamente?
a)  xseny+{e}^{y}
b)  y+{x}^{2}y+4{y}^{3}-ln({y}^{3}+1)

O que quer dizer "calcular mais rapidamente"?
Não consegui interpretar isto.
E o que ele quis dizer com Fxy (ou Fyx) qual a diferença?
Se poder, explica como devo prceder.
Desde já obrigado
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Re: [derivada parcial] duvida no enunciado da questao

Mensagempor Russman » Sáb Jun 02, 2012 02:54

No estudo de Derivadas Parciais se desenvolve o conceito de derivadas cruzadas, isto é, derivar parcialmente uma mesma função em relação a 2 variáveis, por exemplo, x e y.

F_{xy}(x,y)\equiv \frac{\partial }{\partial y}\left \left (\frac{\partial }{\partial x}  \right F(x,y)   \right )=\frac{\partial^{2}}{\partial y \partial x}F(x,y).

Assim, derivamos a função com relação a x e depois em seguida a y. A pergunta é: E se tivessemos feito ao contrário, isto é, se tivéssemos derivado primeiramente com relação a y e depois em seguida a x, teríamos a mesma função derivada? A respos é sim! Ou seja, derivadas cruzadas são iguais independentemente da ordem de derivação.
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Re: [derivada parcial] duvida no enunciado da questao

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jun 02, 2012 12:33

É independente se as funções forem de classe C^2.
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Re: [derivada parcial] duvida no enunciado da questao

Mensagempor ricardosanto » Sáb Jun 02, 2012 18:43

Ainda nao entendi muito bem.
algum de vcs pode dar um exemplo?
obrigado :y:

se poderem me add no facebook
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Re: [derivada parcial] duvida no enunciado da questao

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jun 02, 2012 18:56

Ricardo, o que dissemos é que F_{xy} = F_{yx} quando a função for de classe C^2, ou seja, tem derivadas parciais contínuas até segunda ordem. Sabendo que são iguais, pode existir uma ordem que facilite o seu trabalho, e é isto que o exercício pede que você encontre. Note que na primeira temos

F(x,y) = x \textrm{ sen }y + e^y.

Se derivarmos em relação a x, o termo e^y se anula pois quando tratamos de derivadas parciais consideramos as outras constantes. Logo F_x = \textrm{sen }y. Agora, derivando em relação a y, segue F_{yx} = F_{xy} = \cos y.

Tente manter o mesmo raciocínio para a outra.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?