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Dúvida em exercício sobre equação da reta

Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor Danilo » Dom Mai 13, 2012 22:05

Segue o exercício:

Dê a equação da reta suoprte de um segmento que tem centro P (0,3) e extremidade em cada uma das retas 2x -y -2 = 0 e x+y+3 = 0.

bom, eu fiz assim: Cada extremidade corresponde um ponto de cada reta. a reta 2x - y -2 = 0 passa pelo ponto R. e a outra reta pelo ponto S.
isolei o y em cada equação da reta e chamei a abscissa de XR, entao a ordenada ficou 2XR -2. e analogamente para a outra reta.
P é ponto medio da reta que passam os pontos. aí ficou: Xp = XR + XS/ 2

fazendo algumas contas cheguei a conclusão de que o ponto R = (11/3, 16/3) e o ponto S = (7/3, -16/3)

já que o ponto R e o ponto P estão na mesma reta eu tentei encontrar a equação da reta utilizando as coordenadas destes dois pontos. Mas o problema que não condiz com a resposta... já tentei usar as coordenadas de S mais a de P, e as de S e mais as R e não dá.

8x-y-24= 0 é a resposta.

Alguém poderia me dizer onde estou errando? Obrigado desde já!
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Re: Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 14, 2012 13:53

Danilo escreveu:Dê a equação da reta suoprte de um segmento que tem centro P (0,3) e extremidade em cada uma das retas 2x -y -2 = 0 e x+y+3 = 0.


Danilo escreveu:bom, eu fiz assim: Cada extremidade corresponde um ponto de cada reta. a reta 2x - y -2 = 0 passa pelo ponto R. e a outra reta pelo ponto S.
isolei o y em cada equação da reta e chamei a abscissa de XR, entao a ordenada ficou 2XR -2. e analogamente para a outra reta.
P é ponto medio da reta que passam os pontos. aí ficou: Xp = XR + XS/ 2

fazendo algumas contas cheguei a conclusão de que o ponto R = (11/3, 16/3) e o ponto S = (7/3, -16/3)


Se você conferisse sua conclusão veria que ela está errada. Calculando (R+S)/2 não obtemos P como era esperado. Refaça suas contas e tente prosseguir.
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Re: Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor Danilo » Ter Mai 15, 2012 01:14

LuizAquino escreveu:
Danilo escreveu:Dê a equação da reta suoprte de um segmento que tem centro P (0,3) e extremidade em cada uma das retas 2x -y -2 = 0 e x+y+3 = 0.


Danilo escreveu:bom, eu fiz assim: Cada extremidade corresponde um ponto de cada reta. a reta 2x - y -2 = 0 passa pelo ponto R. e a outra reta pelo ponto S.
isolei o y em cada equação da reta e chamei a abscissa de XR, entao a ordenada ficou 2XR -2. e analogamente para a outra reta.
P é ponto medio da reta que passam os pontos. aí ficou: Xp = XR + XS/ 2

fazendo algumas contas cheguei a conclusão de que o ponto R = (11/3, 16/3) e o ponto S = (7/3, -16/3)


Se você conferisse sua conclusão veria que ela está errada. Calculando (R+S)/2 não obtemos P como era esperado. Refaça suas contas e tente prosseguir.


Professor, revi os cálculos e não encontrei erro nas coordenadas dos pontos.. O que vc quer dizer com ''não obtemos P como era esperado.'' Voce quer dizer que estou interpretando errado o resultado que encontrei? Obrigado
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Re: Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor Danilo » Ter Mai 15, 2012 01:56

Uma outra dúvida... os pontos R, S e P estão na mesma reta?
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Re: Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor LuizAquino » Ter Mai 15, 2012 11:52

Danilo escreveu:Professor, revi os cálculos e não encontrei erro nas coordenadas dos pontos.. O que vc quer dizer com ''não obtemos P como era esperado.'' Voce quer dizer que estou interpretando errado o resultado que encontrei?


Do jeito que você fez sua resolução, o ponto P seria o ponto médio do segmento RS. Entretanto, note que:

(0,\,3) \neq \frac{\left(\frac{11}{3},\,\frac{16}{3}\right) + \left(\frac{7}{3},\,-\frac{16}{3}\right)}{2}

Ou seja, temos que P é diferente de (R+S)/2. Sendo assim, há um erro nos seus cálculos. Tente descobri-lo.

Danilo escreveu:Uma outra dúvida... os pontos R, S e P estão na mesma reta?


Se você encontrar os pontos R e S corretos, então R, S e P estarão sobre uma mesma reta.
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Re: Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor Danilo » Ter Mai 15, 2012 23:43

Professor, me desculpa! Na verdade o ponto P é (3,0) e não (0,3). Realmente fiz certinho ^^. Mas o problema é que não consigo encontrar a equação da reta correta (de acordo com a resposta.) tendo esses pontos.
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Re: Dúvida em exercício sobre equação da reta

Mensagempor Danilo » Qua Mai 16, 2012 01:19

Professor, consegui chegar na equação! Pensei certinho... todo o problema foi a álgebra e a confusão que eu fiz com o enunciado. Obrigado pela elucidação.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?