por barbaraalabarce » Ter Mai 08, 2012 15:23
Olá.
Preciso de ajuda para solucionar a seguinte expressão:
1600% : 400% . 100 (mil e seiscentos porcento dividido por quatrocentos porcento, vezes cem.
Desculpem, mas não entendi direito a codificação que vocês pedem para fazer, mas acho que assim dá para entender.
Minha dúvida é a seguinte: ao efetuar a divisão, o sinal de porcentagem continua (sendo o resultado da divisão 4%)?
-
barbaraalabarce
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Ter Mai 08, 2012 15:12
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: pedagogia
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Ter Mai 08, 2012 15:39
Boa tarde Bárbara!
Seja bem-vinda ao Ajuda Matemática!
(1600%) / (400%) = 4% (O sinal permanece)
Até mais.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por barbaraalabarce » Ter Mai 08, 2012 16:24
Cleyson007 escreveu:Boa tarde Bárbara!
Seja bem-vinda ao Ajuda Matemática!
(1600%) / (400%) = 4% (O sinal permanece)
Até mais.
Olá Cleyson.
Obrigada por me responder tão prontamente.
Essa questão é de um concurso público que prestei domingo. Efetuando a operação, cheguei ao resultado de 400% (após multiplicar por 100), mas no gabarito a resposta correta é 400 (sem o sinal de porcentagem).
Você teria algum site com a teoria sobre esse tipo de operação para me indicar, para que eu possa fundamentar o recurso com o com contestarei o resultado do gabarito?
Agradeço muito sua ajuda.
Barbara.
-
barbaraalabarce
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Ter Mai 08, 2012 15:12
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: pedagogia
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Ter Mai 08, 2012 16:52
Boa tarde Babara!
Fico feliz em poder ajudar..
Estou pensando de uma outra forma e acredito que o gabarito está correto. Veja só:
Estamos trabalhando com porcentagens, vamos supor que seja para algum valor em reais --> Exemplo: R$ 1.000,00
1600% de R$ 1.000,00 = (1600%)(1.000,00) / 100% (Regra de três simples - Repare que o sinal de porcentagem "some" e teremos um valor em R$).
1600% de R$ 1.000,00 = R$ 16.000,00
Façamos o mesmo para 400%. Acompanhe:
400% de R$ 1.000,00 = (400%)(1.000,00) / 100% (Regra de três simples - O sinal de porcentagem "some", restando o valor em R$).
400% de R$ 1.000,00 = R$ 4.000,00
Jogando no problema, temos:

Barbara, vamos ver se alguém comenta algo. Mas, acredito realmente seja isso e não cabe recurso.
Comente qualquer dúvida
Atenciosamente,
Cleyson007
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Qui Mai 10, 2012 22:36
Cleyson007 escreveu:Boa tarde Bárbara!
Seja bem-vinda ao Ajuda Matemática!
(1600%) / (400%) = 4% (O sinal permanece)
Até mais.
Cleyson,
permita-me fazer uma pequena correção em suas contas, vc esqueceu de multiplicar por 100; e o sinal(%) não permanace, pois uma divisão está sendo efetuada, veja:
(1600%)/(400%) =
(1600%):(400%) =




"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Cleyson007 » Seg Mai 14, 2012 18:26
Boa tarde Danjr5!
Danjr5, repare que eu já havia corrigido o erro em minha segunda postagem..
Até mais.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 10:18
Cleyson,
bom dia!!
Cara, me desculpe!!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
Voltar para Matemática Financeira
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Efetuar as operações indicadas
por douglasjro » Ter Abr 26, 2011 16:02
- 1 Respostas
- 1913 Exibições
- Última mensagem por guillcn

Ter Abr 26, 2011 17:28
Álgebra Elementar
-
- Porcentagem...(como chegar na resposta?)
por Dyego » Sex Mar 26, 2010 13:45
- 1 Respostas
- 4353 Exibições
- Última mensagem por Dan

Sex Mar 26, 2010 16:31
Matemática Financeira
-
- Como fazer Porcentagem do exercicios
por itamaratento » Sáb Jan 25, 2014 19:12
- 1 Respostas
- 1956 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Seg Fev 17, 2014 13:44
Matemática Financeira
-
- Como calcular porcentagem do seguinte valor:?
por icaro » Ter Jan 23, 2018 12:23
- 1 Respostas
- 8373 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Qui Jan 25, 2018 11:31
Aritmética
-
- Como montar a equação contendo Fração e porcentagem
por macedo1967 » Sáb Set 23, 2017 14:16
- 3 Respostas
- 12762 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Dom Out 08, 2017 20:20
Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.