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Questão de concurso

Questão de concurso

Mensagempor Pri Ferreira » Qui Mai 10, 2012 15:55

Feita uma pesquisa em determinada escola sobre a preferência dos alunos por esporte obteve-se o seguinte
resultado.
 60% dos alunos gostam de dança.
 55% dos alunos gostam de ginástica.
 10% dos alunos não gostam nem de dança nem de ginástica.
 50 pessoas gostam tanto de dança quanto de ginástica.
Com os dados acima podemos afirmar que foram entrevistados um total de:
A) 100 alunos D) 200 alunos
B) 150 alunos E) 300 alunos
C) 500 alunos
Gostaria de ver a resolução dessa questão!!
Por favor!!!
Pri Ferreira
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Re: Questão de concurso

Mensagempor fraol » Qui Mai 10, 2012 19:35

Boa noite,

Seja A o número de Alunos entrevistados.

Então A será igual à:

Total de alunos que gostam de Dança = 60%A

Mais o total de alunos que gostam de Ginástica = 55%A

Menos o total de alunos que gostam de Dança e Ginástica = 50 alunos

Mais o total de alunos que gostam nem de dança nem de ginástica = 10%A.

Ou seja: A = 60%A + 55%A - 50 + 10%A.

Veja se consegue concluir a partir daí.

Qualquer dúvida retorne.

.
fraol
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Re: Questão de concurso

Mensagempor LuizCarlos » Qui Mai 10, 2012 21:14

fraol escreveu:Boa noite,

Seja A o número de Alunos entrevistados.

Então A será igual à:

Total de alunos que gostam de Dança = 60%A

Mais o total de alunos que gostam de Ginástica = 55%A

Menos o total de alunos que gostam de Dança e Ginástica = 50 alunos

Mais o total de alunos que gostam nem de dança nem de ginástica = 10%A.

Ou seja: A = 60%A + 55%A - 50 + 10%A.

Veja se consegue concluir a partir daí.

Qualquer dúvida retorne.

.


Olá amigo fraol, resolvi essa questão, encontrei o resultado 200, mas gostaria de saber, porque temos que descontar o número de alunos que gostam tanto de dança como de ginástica!
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Re: Questão de concurso

Mensagempor fraol » Qui Mai 10, 2012 21:44

Caro LuizCarlos,

Vamos analisar alguns casos envolvendo dois conjuntos A e B:

a) Eles podem não ter elementos em comum. Nesse caso o número total de elementos é igual a soma dos números de elementos de cada conjunto. Por exemplo A com 5 elementos e B com 3 elementos. Assim o total de elementos é igua a 5 + 3 = 8.

b) Eles podem podem ter um ou mais elementos em comum. Nesse caso devemos descontar o número de elementos em comum, caso contrário estaríamos contando duas vezes cada um desses elementos comuns. Por exemplo A com 5 elementos e B com 3 elementos, sendo que 1 elemento é comum a ambos. Assim o total de elementos é igual a 5 + 3 - 1 = 7.

Caso não esteja claro retorne.

.
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Re: Questão de concurso

Mensagempor DanielFerreira » Qui Mai 10, 2012 22:08

O que foi dito pelo Fraol, pode ser visualizado no Diagrama de Venn.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Re: Questão de concurso

Mensagempor LuizCarlos » Qui Mai 10, 2012 23:16

fraol escreveu:Caro LuizCarlos,

Vamos analisar alguns casos envolvendo dois conjuntos A e B:

a) Eles podem não ter elementos em comum. Nesse caso o número total de elementos é igual a soma dos números de elementos de cada conjunto. Por exemplo A com 5 elementos e B com 3 elementos. Assim o total de elementos é igua a 5 + 3 = 8.

b) Eles podem podem ter um ou mais elementos em comum. Nesse caso devemos descontar o número de elementos em comum, caso contrário estaríamos contando duas vezes cada um desses elementos comuns. Por exemplo A com 5 elementos e B com 3 elementos, sendo que 1 elemento é comum a ambos. Assim o total de elementos é igual a 5 + 3 - 1 = 7.

Caso não esteja claro retorne.

.


Olá amigo, fraol, muito obrigado por me ajudar na minha dúvida! consegui entender o que você explicou, mas não consegui levar essa explicação, associar ela com aquela questão proposta! ainda não caiu a ficha!
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Re: Questão de concurso

Mensagempor LuizCarlos » Qui Mai 10, 2012 23:17

danjr5 escreveu:O que foi dito pelo Fraol, pode ser visualizado no Diagrama de Venn.


Olá amigo danjr5, ainda não estudei esse Diagrama de Venn, vou pesquisar a respeito! :y:
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Re: Questão de concurso

Mensagempor fraol » Qui Mai 10, 2012 23:31

LuizCarlos escreveu:
Olá amigo, fraol, muito obrigado por me ajudar na minha dúvida! consegui entender o que você explicou, mas não consegui levar essa explicação, associar ela com aquela questão proposta! ainda não caiu a ficha!



Eu apliquei esse raciocínio em

Ou seja: A = 60%A + 55%A - 50 + 10%A


Veja que 50 é o número de alunos que gostam de dança e ginástica. Então descontamos o 50 em
60%A + 55%A - 50
para não contar duas vezes os alunos que gostam de ambas as modalidades.

.
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Re: Questão de concurso

Mensagempor LuizCarlos » Sex Mai 11, 2012 01:16

fraol escreveu:
LuizCarlos escreveu:
Olá amigo, fraol, muito obrigado por me ajudar na minha dúvida! consegui entender o que você explicou, mas não consegui levar essa explicação, associar ela com aquela questão proposta! ainda não caiu a ficha!



Eu apliquei esse raciocínio em

Ou seja: A = 60%A + 55%A - 50 + 10%A


Veja que 50 é o número de alunos que gostam de dança e ginástica. Então descontamos o 50 em
60%A + 55%A - 50
para não contar duas vezes os alunos que gostam de ambas as modalidades.

.


Consegui entender fraol, legal, essa questão até que não é difícil, basta entender, o raciocínio empregado que resolvemos tranquilame! muito obrigado pela ajuda! abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?