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Polinomio exercio II

Polinomio exercio II

Mensagempor MarianaAlmeida » Qui Jul 09, 2009 16:51

sÓ GOSTARIA DE SABER SE ESTÁ CORRETA A MANEIRA QUE EU UTILIZEI PARA RESOLVER

exercício:

Sabendo que 2+i é uma das raízes da euqção {x}^{4}-{3x}^{3}-{13x}^{2}+{37x}^{}-15=0, quais as outras raizes?

resolução:

{x}^{4}-{3x}^{3}-{13x}^{2}+{37x}^{}-15=0, (2+i)

{\left(2+i \right)}^{4}-{3\left(2+i \right)}^{3}-{13\left(2+i \right)}^{2}+{37\left(2+i \right)}^{}-15=0

2(16+{i}^{4})-3(8+{i}^{3})-13(4+{i}^{2})+74+37i-15=0

2{i}^{4}-3{i}^{3}-13i²+37i+15=0

{x}^{4}-{3x}^{3}-{13x}^{2}+{37x}^{}-15=0, (2-i)

{\left(2-i \right)}^{4}-{3\left(2-i \right)}^{3}-{13\left(2-i \right)}^{2}+{37\left(2-i \right)}^{}-15=0

-2{i}^{4}+3{i}^{3}+13{i}^{2}+37i+15=0

usei Briot para transforma em equação de segundo grau
-2{i}^{4}+3{i}^{3}+13{i}^{2}+37i+15=0

-2 +3 +13 +37 +15
-2 -2 7 -1 39 63
2 -2 3 5 49
-2x²+3x+5

passei para báskara

{x}_{1}= \frac{-3+\sqrt[]{9-4.(-2).5}}{2.(-2)}

{x}_{1}= \frac{-3+\sqrt[]{49}}{-4}

{x}_{1}=\frac{-3+7}{-4}

{x}_{1}=\frac{4}{-4}{x}_{1}= -1


{x}_{2}= \frac{-3-\sqrt[]{9-4.(-2).5}}{2.(-2)}

[tex]{x}_{2}= \frac{-3-\sqrt[]{49}}{-4}

[tex]{x}_{2}= \frac{-3-7}{-4}

{x}_{2}= \frac{-10}{-4} = \frac{-5}{-2}

Raizes= -1 e -5/2
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Re: Polinomio exercio II

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Jul 11, 2009 08:48

Bom dia Mariana!

Mariana, primeiramente 2+i não é raiz deste polinômio. Quando você elevou 2+i a 4 o resultado daria -7+24i e não i^4+16.
E assim por diante... O resto deste polinômio não será nulo com este binômio, então isto implica no falado antes: não é raiz.

Por favor, confira se o problema foi digitado corretamente :-P

Até mais.

Um abraço.
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Cleyson007
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?