por karen » Qui Mai 03, 2012 21:14
O enunciado pede para resolver essa equação em R.
Primeiramente eu elevei os dois membros ao quadrado para que a raiz fosse eliminada.
No fim caiu em uma equação do segundo grau e ao resolver, x1=1 e x2=6.
Na resposta do meu livro está apenas como resposta o x=6.
Porque a resposta x=1 foi eliminada?
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karen
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por DanielFerreira » Qui Mai 03, 2012 21:27
karen escreveu:
O enunciado pede para resolver essa equação em R.
Primeiramente eu elevei os dois membros ao quadrado para que a raiz fosse eliminada.
No fim caiu em uma equação do segundo grau e ao resolver, x1=1 e x2=6.
Na resposta do meu livro está apenas como resposta o x=6.
Porque a resposta x=1 foi eliminada?
Sempre que resolver equações envolvendo raízes, deverá fazer uma simples VERIFICAÇÃO.
Veja:
Quando
x' = 1:
![x - 3 = \sqrt[]{x + 3} x - 3 = \sqrt[]{x + 3}](/latexrender/pictures/d4482b26ae84406a1a3d83d499f8b460.png)
![1 - 3 = \sqrt[]{1 + 3} 1 - 3 = \sqrt[]{1 + 3}](/latexrender/pictures/0b168c0bbbb0894313cf620847cde6bc.png)
![- 2 = \sqrt[]{4} - 2 = \sqrt[]{4}](/latexrender/pictures/307e2a30b7e0b88a9dec008f1185963c.png)

===============>
FALSAQuando
x' = 6:
![x - 3 = \sqrt[]{x + 3} x - 3 = \sqrt[]{x + 3}](/latexrender/pictures/d4482b26ae84406a1a3d83d499f8b460.png)
![6 - 3 = \sqrt[]{6 + 3} 6 - 3 = \sqrt[]{6 + 3}](/latexrender/pictures/22b3382b199ad9df1647fc8bdf0e96a8.png)
![3 = \sqrt[]{9} 3 = \sqrt[]{9}](/latexrender/pictures/462c1fba6c3de008530a738cbd73e490.png)

============>
VERDADEIRA
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por karen » Qui Mai 03, 2012 21:54
Mais uma dúvida...
![\sqrt[2]{4} \sqrt[2]{4}](/latexrender/pictures/a867dab6d47937268ad863fd222fb367.png)
não é mais ou menos 2?
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 22:32
karen escreveu:
O enunciado pede para resolver essa equação em R.
Primeiramente eu elevei os dois membros ao quadrado para que a raiz fosse eliminada.
No fim caiu em uma equação do segundo grau e ao resolver, x1=1 e x2=6.
Na resposta do meu livro está apenas como resposta o x=6.
Porque a resposta x=1 foi eliminada?
Se você elevar ambos membros ao quadrado teremos

Supondo

então

. Assim,

Então, como supomos

as duas soluções são válidas.
Supondo

então

. Assim,

.
Na MINHA opinião

também é solução! Pois
![\sqrt[]{4}= \pm 2 \sqrt[]{4}= \pm 2](/latexrender/pictures/880ed4585e4465a93476fb64ccd700c7.png)
.
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por karen » Qui Mai 03, 2012 22:53
Muito obrigada!
Vou procurar me informar mais, já que vou prestar vestibular esse ano e se tiver uma questão dessa multipla escolha eu não posso colocar duas alternativas não é?
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por Russman » Qui Mai 03, 2012 23:21
É. Formalmente, x=1 não é solução.
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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