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Equação do 2° grau

Equação do 2° grau

Mensagempor karen » Qui Mai 03, 2012 21:14

\left( x-3 \right)=\sqrt[2]{x+3}

O enunciado pede para resolver essa equação em R.
Primeiramente eu elevei os dois membros ao quadrado para que a raiz fosse eliminada.
No fim caiu em uma equação do segundo grau e ao resolver, x1=1 e x2=6.
Na resposta do meu livro está apenas como resposta o x=6.
Porque a resposta x=1 foi eliminada?
karen
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Re: Equação do 2° grau

Mensagempor DanielFerreira » Qui Mai 03, 2012 21:27

karen escreveu:\left( x-3 \right)=\sqrt[2]{x+3}

O enunciado pede para resolver essa equação em R.
Primeiramente eu elevei os dois membros ao quadrado para que a raiz fosse eliminada.
No fim caiu em uma equação do segundo grau e ao resolver, x1=1 e x2=6.
Na resposta do meu livro está apenas como resposta o x=6.
Porque a resposta x=1 foi eliminada?

Sempre que resolver equações envolvendo raízes, deverá fazer uma simples VERIFICAÇÃO.
Veja:
Quando x' = 1:
x - 3 = \sqrt[]{x + 3}

1 - 3 = \sqrt[]{1 + 3}

- 2 = \sqrt[]{4}

- 2 = 2 ===============> FALSA



Quando x' = 6:
x - 3 = \sqrt[]{x + 3}

6 - 3 = \sqrt[]{6 + 3}

3 = \sqrt[]{9}

3 = 3 ============> VERDADEIRA
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Re: Equação do 2° grau

Mensagempor karen » Qui Mai 03, 2012 21:54

Mais uma dúvida...
\sqrt[2]{4} não é mais ou menos 2?
karen
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Re: Equação do 2° grau

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 22:32

karen escreveu:\left( x-3 \right)=\sqrt[2]{x+3}

O enunciado pede para resolver essa equação em R.
Primeiramente eu elevei os dois membros ao quadrado para que a raiz fosse eliminada.
No fim caiu em uma equação do segundo grau e ao resolver, x1=1 e x2=6.
Na resposta do meu livro está apenas como resposta o x=6.
Porque a resposta x=1 foi eliminada?


\left( x-3 \right)=\sqrt[2]{x+3}

Se você elevar ambos membros ao quadrado teremos

{(x-3)}^{2} = \left|x+3 \right|

Supondo x+3\geq 0 então \left|x+3 \right| = x+3. Assim,

{(x-3)}^{2} = x+3 \Rightarrow {x}^{2} - 7x + 6 = 0 \Rightarrow x=\left\{\begin{matrix}
6\\ 
1
\end{matrix}\right.

Então, como supomos x+3\geq 0 as duas soluções são válidas.

Supondo x+3\leq 0 então \left|x+3 \right| = -x-3. Assim,

{(x-3)}^{2} = -x-3 \Rightarrow {x}^{2} - 5x + 12 = 0 \Rightarrow x\ni\mathbb{R}.


Na MINHA opiniãox=1 também é solução! Pois \sqrt[]{4}= \pm 2.
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Re: Equação do 2° grau

Mensagempor karen » Qui Mai 03, 2012 22:53

Muito obrigada!
Vou procurar me informar mais, já que vou prestar vestibular esse ano e se tiver uma questão dessa multipla escolha eu não posso colocar duas alternativas não é?
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Re: Equação do 2° grau

Mensagempor Russman » Qui Mai 03, 2012 23:21

É. Formalmente, x=1 não é solução.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?