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estudo de sinais de uma equação de 3º grau

estudo de sinais de uma equação de 3º grau

Mensagempor ygor_macabu » Ter Mai 01, 2012 02:00

Gostaria de saber como que eu posso fazer um estudos de sinais de uma equação de 3º grau.
por exemplo: sei que um equação de 1º grau é uma reta. de 2º grau é uma parabola.
isso ajuda a marca os pontos de interesse para resolver a inequação ( no meu caso)
mas cheguei em uma equação de 3º grau e não consigo resolve-la.
ygor_macabu
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Re: estudo de sinais de uma equação de 3º grau

Mensagempor Guill » Ter Mai 01, 2012 09:12

Uma equação do terceiro grau é uma função polinomial com 3 raízes. É preciso encontrar as três raízes, que é o lugar onde a função toca o eixo x (pode existir duas, uma ou nenhuma raíz).

Depois disso, é muito bom esboçar o gráfico da derivada dessa função (embora não seja preciso), pois ele te garante em quais valores a função do 3º grau está crescendo e em quais ela está decrescendo. (Em valores positivos da derivada, a função está crescendo, em valores negativos, decrescendo).



Exemplo:

Seja a inequação :

x³ - 2x² - x + 1 > -1

x³ - 2x² - x + 2 > 0

x²(x - 2) - (x - 2) > 0

(x² - 1)(x - 2) > 0

(x + 1)(x - 1)(x - 2) > 0


Sabemos que as raízes são -1 ; 1 ; 2, mas não sabemos em quais intervalos a função é positiva ou negativa. Ao invéz de olhar a derivada, façamos algo mais lógico:

O primeiro dos números (seguindo a ordem do plano cartesiano) que zera a função é o x = -1. Antes dele, observamos que as funções possuíam valores negarivos, pois (x + 1) era negativo, (x - 1) também e (x - 2) também (- - - = -). Agora, depois de x = -1, teremos:

+ - - = +

Até que cheguemos em x = 1, onde a situação se torna:

+ + - = -

Até atingirmos x = 2, onde teremos:

+ + + = +



Portanto, podemos afirmar:

(-\infty ; -1) --> Negativa

(-1 ; 1) --> Positiva

(1 ; 2) ---> Negativa

(2 ; \infty) ---> Positiva



Dessa forma, fica simples definir o conjunto solução:

S = {x\in\Re | (-1 < x < 1)ou(x>2)}
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.