• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Geometria Analítica

Geometria Analítica

Mensagempor marinalcd » Sex Abr 27, 2012 21:38

Seja ABC um triângulo de area 4 tal que AB está contido em r1 e AC está contido em r2, onde r1 = {(t; 3t + 1; 0); com t pertencendo aos reais} e r2 e paralela ao vetor u = (3; 1; 0) e passa pelo ponto M = (3; 2; 0). Determine a equacão da reta r3 paralela ao vetor v = (1;-1; 0) que contém o lado BC e determine os vertices A, B e C do triângulo.

Bom, consegui achar o vértice A , calculando a interseção entre as retas r1 e r2.

tentei usar a fórmula da área do triângulo por determinante, para achar outro vértice, mas não consegui, não deu certo.
Depois disse que um ponto para montar a equação de r3 seria o mesmo ponto de r2 = (3,2,0). Mas depois parei para pensar e vi que não posso afirmar que o ponto de interseção dentre r2 e r3 é esse.

Não estou conseguindo achar os vértices B e C e não sei sde posso montar a equação de r3 desse jeito.
Alguém pode me ajudar??
marinalcd
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia
Andamento: cursando

Re: Geometria Analítica

Mensagempor LuizAquino » Sáb Abr 28, 2012 12:56

marinalcd escreveu:Seja ABC um triângulo de área 4 tal que AB está contido em r1 e AC está contido em r2, onde r1 = {(t; 3t + 1; 0); com t pertencendo aos reais} e r2 é paralela ao vetor u = (3; 1; 0) e passa pelo ponto M = (3; 2; 0). Determine a equação da reta r3 paralela ao vetor v = (1;-1; 0) que contém o lado BC e determine os vértices A, B e C do triângulo.

marinalcd escreveu:Bom, consegui achar o vértice A , calculando a interseção entre as retas r1 e r2.

Ok. Nesse caso, temos que A = (0, 1, 0).

marinalcd escreveu:tentei usar a fórmula da área do triângulo por determinante, para achar outro vértice, mas não consegui, não deu certo.

Você vai precisar usar o fato de que \frac{1}{2}\left\|\overrightarrow{AB}\times \overrightarrow{AC}\right\| = 4 .

marinalcd escreveu:Depois disse que um ponto para montar a equação de r3 seria o mesmo ponto de r2 = (3,2,0). Mas depois parei para pensar e vi que não posso afirmar que o ponto de interseção dentre r2 e r3 é esse.

De fato, você não pode afirmar isso. A final de contas, a interseção entre r2 e r3 deve ser o ponto C. Fazendo a suposição de que r3 passa por (3, 2, 0) (que é um ponto pertencente a r2), você estaria dizendo que C é igual a (3, 2, 0). Mas isso não é verdade.

Vejamos como seguir pelo caminho da área do triângulo.

Pelos dados do exercício, o vetor \vec{v} = (1;\,-1;\,0) é paralelo a reta r3. Além disso, a reta r3 contém BC. Desse modo, devemos ter \overrightarrow{BC} // \vec{v} . Isso significa que existe um escalar k tal que \overrightarrow{BC} = k\vec{v} . Portanto, temos que \overrightarrow{BC} = (k;\,-k,\,0) .

Como B pertence a reta r1 e C pertence a reta r2, temos que B = (b; 3b + 1; 0) e C = (3c + 3; c + 2; 0), com b e c sendo algum escalar.

Sendo assim, temos que:

\overrightarrow{BC} = (k;\, -k;\, 0)

C - B = (k;\, -k;\, 0)

(3c - b + 3;\, c - 3b + 1;\, 0) = (k;\, -k;\, 0)

c - 3b + 1 = -(3c - b + 3)

c = b - 1

Substituindo c por b - 1 na expressão para o ponto C, temos que C = (3b; b + 1; 0).

Por outro lado, a área de ABC é igual a 4. Isso significa que \frac{1}{2}\left\|\overrightarrow{AB}\times \overrightarrow{AC}\right\| = 4 .

Mas sabemos que:

\overrightarrow{AB} = B - A = (b;\, 3b + 1;\, 0) - (0;\, 1;\, 0) = (b;\, 3b;\, 0)

\overrightarrow{AC} = C - A = (3b;\, b + 1;\, 0) - (0;\, 1;\, 0) = (3b;\, b;\, 0)

Sendo assim, temos que:

\overrightarrow{AB}\times \overrightarrow{AC} = \begin{vmatrix}\vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ b & 3b & 0 \\ 3b & b & 0\end{vmatrix} = -8b^2\vec{k} = (0;\, 0;\, -8b^2)

Agora tente continuar o exercício a partir daí.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Voltar para Geometria Analítica

• Tópicos relacionados
    Respostas