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Equação do 2º grau

Equação do 2º grau

Mensagempor Manuella Vieira » Sex Mar 16, 2012 18:40

Olá, não sei se estou fazendo certo. Descobri o fórum e resolvi tentar =]
Bem, eu estou fazendo cursinho pré-vestibular e já terminei o ensino médio.
Mas não dos detalhes, do que fazer e como.
Eu não faço a minima ideia de como resolve, já tentei e não consigo. ='(
Eu sempre tive dificuldade. Interpretar e resolver.
Esta que eu estou com dificuldade, não sei o que fazer com o k :/
Deve ser muito fácil. Lá vai:

O menor valor inteiro de k para que a equação algébrica 2x(kx-4)-x²+6=0 em x não tenha raízes reais é:
a) -1 b)2 c)3 d)4 e)5

fico triste por não lembrar :/
eu quero aprender de novo :)
por favor me ajude!
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Re: Equação do 2º grau

Mensagempor LuizAquino » Sex Mar 16, 2012 19:50

Manuella Vieira escreveu:O menor valor inteiro de k para que a equação algébrica 2x(kx-4)-x²+6=0 em x não tenha raízes reais é:
a) -1 b)2 c)3 d)4 e)5


Uma equação polinomial do 2º grau tem o formato abaixo:

ax^2 + bx + c = 0

Para que essa equação não tenha raízes reais, devemos ter \Delta < 0 , sendo que \Delta = b^2 - 4ac .

A equação do exercício que você postou é:

2x(kx-4) - x^2 + 6 = 0

Podemos arrumar essa equação dessa forma:

(2k-1)x^2 - 8x + 6=0

Deseja-se então que essa equação polinomial do 2º grau não tenha raízes reais. Sendo assim, temos que deve ocorrer:

(-8)^2 - 4 \cdot (2k-1)\cdot 6 < 0

Agora tente terminar.
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Re: Equação do 2º grau

Mensagempor Manuella Vieira » Sex Mar 16, 2012 20:46

LuizAquino escreveu:Podemos arrumar essa equação dessa forma:

(2k-1)x^2 - 8x + 6=0

Deseja-se então que essa equação polinomial do 2º grau não tenha raízes reais. Sendo assim, temos que deve ocorrer:

(-8)^2 - 4 \cdot (2k-1)\cdot 6 < 0

Agora tente terminar.


Não entendi o jeito que vc arrumou.
Mas mesmo assim tentei, juro que tentei, tentei mesmo!
Mas não consigo, da fração, da raiz de 32... já deu até 1,83...
Não sei que formula tenho que usar ou como aplicar...

Por favor, não quero ser chata, mas tu sabes algum livro que pode me ajudar? Ou algum site com a matéria explicada desde o inicio?
Muitoooo obrigada pela atenção :)
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Re: Equação do 2º grau

Mensagempor MarceloFantini » Sex Mar 16, 2012 22:26

A coleção de livros do Gelson Iezzi chamada "Fundamentos de Matemática Elementar" pode te ajudar. Sobre o que ele fez, sempre que temos uma equação do tipo ax^2 +bx +c =0 e a é diferente de zero, sabemos que são duas soluções e são da forma x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}, onde as letras representam os números da equação inicial. Esse símbolo \Delta denota um outro número auxiliar que ajuda a determinar se ela tem soluções reais ou não.

Quebrando em casos, o valor dele é \Delta = b^2 -4ac. Se ele for maior que zero, teremos que ela tem duas soluções diferentes. Se for igual a zero, as duas soluções são iguais. Se for menor que zero, não tem soluções reais. Ou seja, \Delta >0 tem duas soluções diferentes, \Delta =0 tem duas iguais e \Delta < 0 não tem soluções reais.

Agora tente seguir o que o Luiz disse.
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Re: Equação do 2º grau

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mar 17, 2012 22:03

Manuella Vieira escreveu:Não entendi o jeito que vc arrumou.
Mas mesmo assim tentei, juro que tentei, tentei mesmo!
Mas não consigo, da fração, da raiz de 32... já deu até 1,83...
Não sei que formula tenho que usar ou como aplicar...


Vejamos onde eu parei:

(-8)^2 - 4 \cdot (2k-1)\cdot 6 < 0


Continuando, temos que:

64 - 48k + 24 < 0

- 48k + 88 < 0

- 48k  < -88

"Passando" o -48 dividindo, como esse é um número negativo, devemos inverter o sinal da desigualdade.

k  > \frac{-88}{-48}

k  > \frac{11}{6}

Calculando 11/6, obtemos aproximadamente 1,83.

O exercício pede "o menor valor inteiro de k". Então a pergunta é: qual é o menor número inteiro k tal que k > 1,83? Esse número inteiro é o 2. Portanto, temos que k = 2.

Manuella Vieira escreveu:Por favor, não quero ser chata, mas tu sabes algum livro que pode me ajudar? Ou algum site com a matéria explicada desde o inicio?


Além do livro já indicado pelo colega MarceloFantini, eu recomendo as videoaulas do canal do Nerckie no YouTube. O endereço do canal dele é:

http://www.youtube.com/nerckie

Por exemplo, procure pela videoaula "Matemática Zero - Aula 14 - Equação do Segundo Grau".
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Re: Equação do 2º grau

Mensagempor Manuella Vieira » Ter Mar 20, 2012 19:30

Muuuuito obrigada! :) vou procurar mesmo este livro =D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?