por Andrewo » Seg Fev 20, 2012 08:55
Aí pessoal, blzaa?Bom, to com uns problemas de vestibulares famosos de equação de primeiro grau.Eu sei fazer os problemas mais simples, mas eles são mumu perto de outros problemas muito bem elaborados que exigem que nós tenhamos uma ótima interpretação do enunciado.
Tenho aí 3 exercícios e gostaria que me ajudassem a escrevê-los matematicamente e me dessem dicas (se existem) pra eu melhorar minha interpretação e ajudar na hora de resolver outros problemas.
1-(VUNESP)Duas empreiteiras farão simultaneamente a pavimentação de uma estrada, cada uma trabalhando a partir de uma das extremidades.Se uma delas pavimentar 2/5 da estrada e outra 81 km, a extensão dessa estrada é de:
Resposta : 135 km
2-(METODISTA)Um elevador pode levar 20 adultos ou 24 crianças.Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem ainda entrar?
Resposta:6
3-(FUVEST)-Duas garotas realizam um serviço de datilografia.A mais experiente consegue faze-lo em duas horas, a outra em 3 horas.Se dividirmos o serviço de modo que as duas juntas possam fazer no menor tempo possível esse tempo será:
Resposta:72 min.

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Andrewo
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por LuizAquino » Seg Fev 20, 2012 09:41
Andrewo escreveu:1-(VUNESP)Duas empreiteiras farão simultaneamente a pavimentação de uma estrada, cada uma trabalhando a partir de uma das extremidades. Se uma delas pavimentar 2/5 da estrada e outra 81 km, a extensão dessa estrada é de:
Considere que x é o tamanho da estrada.
A Empresa 1 pavimentou

.
A Empresa 2 pavimentou 81 Km.
Se juntarmos essas duas partes, devemos ter o tamanho da estrada. Sendo assim, podemos montar a equação:

Agora tente terminar o exercício.
Andrewo escreveu:2-(METODISTA)Um elevador pode levar 20 adultos ou 24 crianças.Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem ainda entrar?
Sejam a e c quantidade de adultos e crianças, respectivamente.
A capacidade máxima do elevador é 20a ou 24c. Ou seja, 20a ou 24c representam um mesmo peso.
Sendo assim, podemos dizer que 20a = 24c. Ou ainda, podemos dizer que o peso de cada adulto corresponde a

do peso de cada criança.
Agora pense no seguinte: Se o peso de 1 adulto corresponde a

do peso de 1 criança, então o peso de 15 adultos corresponde ao peso de quantas crianças?
Tente terminar o exercício.
Andrewo escreveu:3-(FUVEST)-Duas garotas realizam um serviço de datilografia. A mais experiente consegue faze-lo em duas horas, a outra em 3 horas.Se dividirmos o serviço de modo que as duas juntas possam fazer no menor tempo possível esse tempo será:
Suponha que a garota 1 é a mais experiente. Se ela faz o trabalho T em 2 horas, então a cada hora ela faz

do trabalho.
Quanto a garota 2, se ela faz o trabalho T em 3 horas, então a cada hora ela faz

do trabalho.
Se as garotas trabalharem juntas, então a cada hora elas farão

do trabalho.
Agora pense no seguinte: se em 1 hora (ou 60 minutos) elas fazem

do trabalho, então em quantas horas (ou minutos) elas fariam o trabalho todo (isto é, T)?
Tente terminar o exercício.
Andrewo escreveu:(...) me dessem dicas (se existem) pra eu melhorar minha interpretação e ajudar na hora de resolver outros problemas.
Leia mais! A interpretação de texto é fundamental não só na Matemática como em qualquer outra disciplina.
Além disso, procure dividir o enunciado do exercício em diversas partes. Você deve entender cada uma dessas partes. Se uma delas ficar sem entendimento, então é provável que você não consiga concluir o exercício. E por fim, sempre verifique a sua resposta. Confira se ela condiz com os dados do exercício.
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LuizAquino
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por Andrewo » Seg Fev 20, 2012 11:35
2-(METODISTA)Um elevador pode levar 20 adultos ou 24 crianças.Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem ainda entrar?
Sejam a e c quantidade de adultos e crianças, respectivamente.
A capacidade máxima do elevador é 20a ou 24c. Ou seja, 20a ou 24c representam um mesmo peso.
Sendo assim, podemos dizer que 20a = 24c. Ou ainda, podemos dizer que o peso de cada adulto corresponde a

do peso de cada criança.
Agora pense no seguinte: Se o peso de 1 adulto corresponde a

do peso de 1 criança, então o peso de 15 adultos corresponde ao peso de quantas crianças?
Tente terminar o exercício.
Bom, isto é bem dedútivel :

=

ou seja: cada adulto equivale a

crianças, se o elevador ainda tem capacidade pra 5 adultos,então :

(FUVEST)-Duas garotas realizam um serviço de datilografia. A mais experiente consegue faze-lo em duas horas, a outra em 3 horas.Se dividirmos o serviço de modo que as duas juntas possam fazer no menor tempo possível esse tempo será:
Suponha que a garota 1 é a mais experiente. Se ela faz o trabalho T em 2 horas, então a cada hora ela faz

do trabalho.
Quanto a garota 2, se ela faz o trabalho T em 3 horas, então a cada hora ela faz

do trabalho.
Se as garotas trabalharem juntas, então a cada hora elas farão

do trabalho.
Agora pense no seguinte: se em 1 hora (ou 60 minutos) elas fazem

do trabalho, então em quantas horas (ou minutos) elas fariam o trabalho todo (isto é, T)?
Tente terminar o exercício.


Meu problemaestá em montar e equação, ê lasquera.Vou continuar tentando aqui com outros exercícios que ainda tem um camalhaço

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Andrewo
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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