por Luiz Felipe » Seg Fev 13, 2012 16:20
Olá, sou novo no fórum, estou fazendo cursinho e vim em busca de algum site que me ajudase em alguns problemas de matemática pois sou muito ruim na materia.Tentei utilizar o LaTeX para mostrar como eu tentei resolver as questões, mas iria demorar muito tempo e nesse tempo eu poderia estar fazendo otras questões ou estudando outras materias, espero que entendam o meu lado, se eu cometi algum erro neste fórum me perdoem pois não sei como funciona direito ainda, desde já agradeço a quem ler e tentar resolver as questões, obrigado e até mais.Seguem as questões abaixo.
1° - Determine valores x para os quais a distância entre os pontos A(x + 2 - 3) e B(3, x - 3) é 5.
R : 4 ou -3
2° - Calcule o perimetro do triângulo ABC, sendo A(1, 1), B(2, 2) e C(3, -1).
R:
![(3 + \sqrt[]{5}) \sqrt[]{2} (3 + \sqrt[]{5}) \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/2959e92edd6a7740f7ea512818e038af.png)
3º - Os Pontos A(3, 4) e B(1, -2) são equidistantes de P(0, y).Determine y.
R:

4° - Qual ponto da segunda Bissetriz é equidistante de P(1, 4) e Q(2, -5).
R:

5° - Qual é a condição para que o ponto (x, 3) seja equidistante dos eixos coordenados.
R: x= +-3
6° - Qual a condição para que P(x, y) seja equidistante de A(2, 3) e B(5, -1).
R: 6x - 8y = 13
7° - Determine as coordenadas do centro C da circunferência que passa pelos pontos P(3, 4) e R(1, -2).
R:

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Luiz Felipe
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por MarceloFantini » Seg Fev 13, 2012 17:26
Bem vindo ao fórum Luiz. Por favor, evite postar múltiplas questões em um único tópico. Sobre os exercícios, quais foram suas dificuldades? Você sabe as definições envolvidas? Quais foram suas tentativas?
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por Luiz Felipe » Seg Fev 13, 2012 17:36
Cara eu sou bem ruim em matemática, e essas questões que eu coloquei ai, foram as que eu nem se quer consgui iniciar por não saber por onde começar, e com relação a definição, é bem basica, tão basica que como eu disse anteriormente nem consegui iniciar as questões, eu tenho que passar no vestibular, presiso da ajuda de vocês com as duvidas, mas mesmo assim muito obrigado pela atenção.
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Luiz Felipe
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por MarceloFantini » Seg Fev 13, 2012 17:53
Vou mostrar o caminho para começar as questões.
Na primeira, lembre-se que a distância entre dois pontos

é

, é o teorema de pitágoras.
Na segunda, o
perímetro é a soma de todos os lados de um polígono. Então, some as distâncias de A para B, B para C e C para A.
Na terceira, ser
equidistante significa ter a mesma distância. Isto significa que a distância de A até P é igual a distância de B até P, em símbolos:

.
Na quarta, imagino que a "segunda bissetriz" seja a bissetriz dos quadrantes pares. Chamamos de
bissetriz a reta que divide um ângulo em duas partes iguais, e como o ângulo dos eixos é noventa graus, será uma reta faz ângulo de 45 graus com os eixos. Tente encontrar esta reta, e depois use a mesma definição da questão anterior.
Na quinta, o caminho é o mesmo: calcule a distância do ponto até o eixo X, calcule a distância do ponto até o eixo Y e iguale, você terá os pontos onde serão iguais. Lembre-se que pontos no eixo X são da forma

e no eixo Y da forma

.
Sexto exercício é raciocínio análogo.
No sétimo, será que não faltam dados? Se o centro for

a equação da circunferência com este centro e raio

será

. Dados os pontos, sabemos que

e

. Temos duas equações com três incógnitas, isso mostra que existem várias circunferências com diferentes raios passando por esses dois pontos.
Luiz, o objetivo do fórum não é resolver listas de exercício por você, e sim ensiná-lo a raciocinar sozinho para que você possa resolvê-los aprendendo a pensar. Usando as dicas, tente começar.
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por LuizAquino » Seg Fev 13, 2012 17:55
Luiz Felipe escreveu:Olá, sou novo no fórum, estou fazendo cursinho e vim em busca de algum site que me ajudase em alguns problemas de matemática pois sou muito ruim na materia.
Seja bem vindo ao fórum!
Luiz Felipe escreveu:Tentei utilizar o LaTeX para mostrar como eu tentei resolver as questões, mas iria demorar muito tempo e nesse tempo eu poderia estar fazendo outras questões ou estudando outras matérias, espero que entendam o meu lado, se eu cometi algum erro neste fórum me perdoem pois não sei como funciona direito ainda (...)
Eu entendo o seu ponto de vista.
Mas pare um pouco para pensar: se a pessoa que está lhe ajudando pode "perder" o precioso tempo dela para digitar a resposta em LaTeX, por que você que está querendo a ajuda não pode "perder" também?
Em relação aos exercícios, eu vou exibir o início de cada um deles e você tenta finalizar.
Luiz Felipe escreveu:1° - Determine valores x para os quais a distância entre os pontos A(x + 2, - 3) e B(3, x - 3) é 5.
Aplicando a fórmula de distância entre pontos:
![\sqrt{[(x+2) - 3]^2 + [-3 - (x-3)]^2} = 5 \sqrt{[(x+2) - 3]^2 + [-3 - (x-3)]^2} = 5](/latexrender/pictures/04ce04db0737b15197eba4f17cc8600f.png)
![\left[\sqrt{(x- 1)^2 + (-x)^2}\right]^2 = 5^2 \left[\sqrt{(x- 1)^2 + (-x)^2}\right]^2 = 5^2](/latexrender/pictures/9e389387fbd1a02b98b39eac037e901b.png)



Agora tente terminar a partir daqui.
Luiz Felipe escreveu:2° - Calcule o perimetro do triângulo ABC, sendo A(1, 1), B(2, 2) e C(3, -1).
O perímetro de uma figura é a soma das medidas de seus lados.
Desse modo, para calcular o perímetro basta aplicar a fórmula de distância entre pontos:

Agora tente continuar a partir daí.
Luiz Felipe escreveu:3º - Os Pontos A(3, 4) e B(1, -2) são equidistantes de P(0, y).Determine y.
Temos que

e

possuem a mesma medida, já que A e B são equidistantes de P.

![\left[\sqrt{9 + (y-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{1 + (-2-y)^2}\right]^2 \left[\sqrt{9 + (y-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{1 + (-2-y)^2}\right]^2](/latexrender/pictures/b1e48bcc4bf3402bbe08aa4e5a325e97.png)


Agora tente continuar a partir daí.
Luiz Felipe escreveu:4° - Qual ponto da segunda Bissetriz é equidistante de P(1, 4) e Q(2, -5).
Está faltando no enunciado da questão a informação sobre qual bissetriz considerar. A julgar pelo gabarito, deseja-se a bissetriz dos quadrantes pares.
Nesse caso, um ponto sobre essa bissetriz tem o formato B = (x, -x).
Como esse ponto deve ser equidistante de P e Q, temos que

.
![\sqrt{(x-1)^2 + (-x-4)^2} = \sqrt{(2-x)^2 + [-5-(-x)]^2} \sqrt{(x-1)^2 + (-x-4)^2} = \sqrt{(2-x)^2 + [-5-(-x)]^2}](/latexrender/pictures/2ed36113a54fa2395866f4572ffeb7e9.png)
![\left[\sqrt{(x-1)^2 + (-x-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(2-x)^2 + (-5+x)^2}\right]^2 \left[\sqrt{(x-1)^2 + (-x-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(2-x)^2 + (-5+x)^2}\right]^2](/latexrender/pictures/f686b9294d60060cee02cf5a0efc7373.png)


Luiz Felipe escreveu:5° - Qual é a condição para que o ponto (x, 3) seja equidistante dos eixos coordenados.
Se o ponto (x, y) é equidistante dos eixos coordenados, então

. Usando essa informação, fica fácil concluir o exercício.
Luiz Felipe escreveu: 6° - Qual a condição para que P(x, y) seja equidistante de A(2, 3) e B(5, -1).
Para que seja equidistante, devemos ter

.

![\left[\sqrt{(x-2)^2 + (y-3)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(5-x)^2 + (-1-y)^2}\right]^2 \left[\sqrt{(x-2)^2 + (y-3)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(5-x)^2 + (-1-y)^2}\right]^2](/latexrender/pictures/7491e548d11b7a23d1af6c23fa50bb65.png)


Continue a partir daí.
Luiz Felipe escreveu:7° - Determine as coordenadas do centro C da circunferência que passa pelos pontos P(3, 4) e R(1, -2).
Primeiro, dados dois pontos distintos existem infintas circunferências passando por eles. Sendo assim, haverá infinitas possibilidades para o ponto C.
Portanto, está faltando informação nesse exercício para que seja calculado apenas um C.
De qualquer modo, em todas as possibilidades deve ocorrer

(já que a distância do centro de uma circunferência até qualquer um de seus pontos é sempre igual. Além disso, chamamos essa distância de raio.).
Considerando então C=(x, y), temos que:
![\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2} = \sqrt{(x-1)^2 + [y-(-2)]^2} \sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2} = \sqrt{(x-1)^2 + [y-(-2)]^2}](/latexrender/pictures/a9bfd1308a51a0f1eb3b6236dae8b3db.png)
![\left[\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(x-1)^2 + (y+2)^2}\right]^2 \left[\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(x-1)^2 + (y+2)^2}\right]^2](/latexrender/pictures/3b03d45d94ea556b3a14904069fc9587.png)




Atribuindo valores para x, obtemos o valor para y. Note que para x = 13/14, temos que y = 19/14.
ObservaçãoComo já lembrou o colega
MarceloFantini, evite enviar mais de um exercício por tópico. Isso prejudica a organização do fórum.
Além disso, vale frisar que não é objetivo do fórum resolver listas de exercício. A nossa ideia básica é tirar dúvidas.
Por fim, para também ajudar nos seus estudos eu recomendo o canal do Nerkie:
http://www.youtube.com/nerckie
Editado pela última vez por
LuizAquino em Seg Fev 13, 2012 20:28, em um total de 2 vezes.
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por Luiz Felipe » Seg Fev 13, 2012 19:29
Muito Obrigado amigo pelas respostas, não era minha intenção encher o tópico de questões, mas eu tinha duvida em todas elas.Quando for este o caso, eu faso 1 tópico por questão? Sobre as questões, eu ainda estou tentando resolver, mas to com otra duvida, nas questões:
1 -

3 -

4 -

6 -
![\left[\sqrt{(x-2)^2 + (y-3)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(5-x)^2 + (-1-y)^2}\right]^2 \left[\sqrt{(x-2)^2 + (y-3)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(5-x)^2 + (-1-y)^2}\right]^2](/latexrender/pictures/7491e548d11b7a23d1af6c23fa50bb65.png)
7 -
![\left[\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(x-1)^2 + (y+2)^2}\right]^2 \left[\sqrt{(x-3)^2 + (y-4)^2}\right]^2 = \left[\sqrt{(x-1)^2 + (y+2)^2}\right]^2](/latexrender/pictures/3b03d45d94ea556b3a14904069fc9587.png)
Percebi que você eleva ao quadrado as raizes, e na questão um o número 5 tambem, gostaria que me explicase porque você faz isso, e em que casos devemos fazer isso.Obrigado
-
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por LuizAquino » Seg Fev 13, 2012 20:25
Luiz Felipe escreveu:Quando for este o caso, eu faço 1 tópico por questão?
Sim. Para ajudar com a organização do fórum, envie um exercício por tópico.
Luiz Felipe escreveu:Sobre as questões, eu ainda estou tentando resolver, mas to com outra duvida, nas questões:
(...)
Percebi que você eleva ao quadrado as raízes, e na questão um o número 5 também, gostaria que me explicasse porque você faz isso, e em que casos devemos fazer isso.
Eu recomendo que você faça uma pesquisa sobre "equações irracionais". Por exemplo, vide a página abaixo.
Resolução de uma equação irracionalhttp://www.somatematica.com.br/fundam/e ... es2_14.php
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Sáb Mai 12, 2012 14:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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