• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Combinações vs Arranjos

Combinações vs Arranjos

Mensagempor joaofonseca » Qua Jan 18, 2012 20:58

Tenho tinho alguma dificuldade em escolher entre combinações ou arranjos, em determinadas situações.

Lí algures que o que distingue um arranjo/permutação de uma combinação, não é a ordem, mas sim o facto de num arranjo, cada elemento escolhido ter um destino diferente.

Exemplo#1:
Uma turma tem 30 alunos, é necessário formar um grupo de 5 alunos para fazerem um trabalho sobre a cidade.De quantas formas se podem formar o grupo?
Neste sei que se aplica uma combinação.

Exemplo#2
Na mesma turma é necessário eleger uma comissão, formada por um presidente, um vice-presidente e um secretário.De quantas formas se pode formar a comissão?
Como cada elemento escolhido, terá um destino diferente, então aplica-se um arranjo.Não significa que exista uma ordem, mas sim uma diferenciação.

Exemplo#3
Quantos codigos de 4 algarismos é possível formar?
Neste exemplo, sei que se aplica um arranjo com repetição.Primeiro porque a ordem pela qual os algarismos são colocados é relevante, segundo porque para cada posição existe o mesmos número de possibilidades.

Exemplo#4
Numa caixa existem 3 bolas azuis, 4 bolas verdes e 3 bolas amarelas. Retiram-se 3 bolas, uma de cada vez.Quantas sequências se podem formar?
Aqui surge a minha dúvida.As bolas são distinguíveis,existem 3 cores diferentes.Contudo existe a possibilidade de as 3 bolas retiradas serem da mesma cor, e neste caso serão indistinguíveis (iguais).Posso considerar a ordem pela qual são retiradas um fator de diferenciação.Ou seja 1ª bola, 2ªbola e 3ª bola?!?! Contudo no exemplo #1 os 5 alunos que formaram o grupo de trabalho apesar de poderem ser chamados um a um, não significa que a ordem pela qual são chamados seja um factor de diferenciação.

Obrigado pela ajuda
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.