por Arkanus Darondra » Seg Jan 09, 2012 15:40
Numa turma, há n alunos, com

. Dividindo esse alunos em grupos de 4, sobram dois deles e, dividindo-os em grupos de 6, também sobram dois alunos. Calcule o valor de n.
A resposta é 158. Entretanto, não consegui pensar em um caminho para resolvê-la.
Agradeço a quem ajudar.
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por DanielFerreira » Seg Jan 09, 2012 21:03
Arkanus Darondra escreveu:Numa turma, há n alunos, com

. Dividindo esse alunos em grupos de 4, sobram dois deles e, dividindo-os em grupos de 6, também sobram dois alunos. Calcule o valor de n.
A resposta é 158. Entretanto, não consegui pensar em um caminho para resolvê-la.
Agradeço a quem ajudar.
Seja
a o quociente da divisão n por 4:
n = 4a + 2
Seja
b o quociente da divisão n por 6:
n = 6b + 2
Igualando-as...
4a + 2 = 6b + 2
2a = 3b

Dividindo o 1º possível valor de
n (147) por 4:
teremos quociente: 36,75
Isto é, o valor de
a deverá ser maior que 36. Mas, sabemos que deverá ser um múltiplo de três, então: {39, 42, 45,...}
Vejamos o 39:
a = 39
Enfim, multicando a razão por 13:

n = 4a + 2
n = 4 * 39 + 2
n = 158Se verificássemos a = 42, deveríamos multiplicar a razão por 14 (

)...

n = 4a + 2
n = 4 * 42 + 2
n = 170
Que não satisfaz a condição:

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Arkanus Darondra » Seg Jan 09, 2012 21:20
Valeu!

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por fraol » Seg Jan 09, 2012 21:22
Oi Arkanus,
Uma outra forma de encarar esse tipo de problema é usar congruência.
Pelo enunciado sabemos que n deixa resto 2 tanto na divisão por 4 como na divisão por 6, isto é:

e

.
Entre 147 e 167, os inteiros congruentes a

, isto é aqueles

que deixam resto 2 na divisão por 4 são 150, 154, 158, 162 e 166.
Entre 147 e 167, os inteiros congruentes a

, isto é aqueles

que deixam resto 2 na divisão por 6 são 152, 158 e 164.
O elemento comum aos dois conjuntos acima é 158 que é a resposta para o problema.
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por Arkanus Darondra » Seg Jan 09, 2012 22:07
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Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
zig - Sex Set 23, 2011 13:57
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41
zig escreveu:![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo:
Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é

, ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja:
A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?
Espero ter ajudado.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
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