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[Aplicações do vetor gradiente] Aplicações das propriedades

[Aplicações do vetor gradiente] Aplicações das propriedades

Mensagempor TheoFerraz » Sex Out 28, 2011 16:14

A ideia é:

"determine uma curva \gamma (t) = (x(t),y(t)) que passe pelo ponto \gamma (0) = (1,2) e intercepte ortogonalmente todas as curvas da familia {x}^{2} + 2{y}^{2} = c\; , \; \forall \; c \in R "

O fato é que eu consegui terminar o exercicio mas nao estou convencido de uma passagem que eu fiz.

em um momento voce se depara igualando o gradiente da função f(x,y)= {x}^{2} + 2{y}^{2} que fica \nabla (x,y) = 2 \times (x,2y) á derivada da função gamma.

resulta um sistema assim:

x'(t) = x

y'(t) = 2y

Se voce imagina as variaveis x e y como funções, tudo bem, essas equações diferenciais vão apontar uma exponencial que de fato é a resposta. Mas pra mim elas não são funções. são variaveis do plano real, só. não são funçoes de t.
Não compreendo por que posso tratar o x do lado direito da igualdade como função. Na minha cabeça é só uma incógnita


Estou tendo dificuldade nessa parte da teoria, alguem pode ajudar ? obrigado.
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Re: [Aplicações do vetor gradiente] Aplicações das proprieda

Mensagempor LuizAquino » Sáb Out 29, 2011 11:16

TheoFerraz escreveu:Estou tendo dificuldade nessa parte da teoria, alguem pode ajudar ? obrigado.


Vide uma interpretação geométrica do exercício (fora de escala).

interpretação-geométrica.png
interpretação-geométrica.png (9.69 KiB) Exibido 3217 vezes


Note que o ponto (x_0,\,y_0) pertence as curvas \gamma (t) e f(x,\,y)=c .

Dessa maneira, quando fazemos \nabla f(x,\,y) = \gamma^\prime(t) = (x^\prime(t),\,y^\prime(t)), estamos considerando essa equação em algum ponto (x_0,\, y_0) que pertence ao mesmo tempo a \gamma (t) e f(x,\,y)=c . Ou seja, esse ponto (x,\,y) no qual estamos avaliando f depende de t.

Sendo assim, no sistema de equações diferenciais abaixo x e y são funções de t:

\nabla f(x,\,y) = (x^\prime,\,y^\prime) \Rightarrow \begin{cases}2x = x^\prime \\ 4y = y^\prime \end{cases}
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?