por maykonnunes » Qui Set 15, 2011 23:35
A questão deve ser resolvida por integral.
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por Neperiano » Sex Set 16, 2011 15:31
Ola
E qual suas tentativas
Mostre o que você fez para nós sabermos sua duvida
Atenciosamente
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por maykonnunes » Sex Set 16, 2011 18:15
Apenas tenho noção da formula

e onde creio que f(x) seja a função que origina a parte hachurada, pensei em algo como
![f(x)=\sqrt[]{r^2-x^2} f(x)=\sqrt[]{r^2-x^2}](/latexrender/pictures/512e6c2f99df444d176d74da926b0931.png)
, mas não sei se esta certa a função e também não sei como aplica-lá creio q o sólido seja conforme o anexo
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por Neperiano » Sex Set 16, 2011 18:27
Ola
Você tenque conseguir as duas funções que são dos dois circulos, dai vocÊ só pega aquela parte para a equação, dai faz uma menos a outra, e calculando a integral, vocÊ consegue a area e a rotação
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por LuizAquino » Sáb Set 17, 2011 20:00
maykonnunes,
Por favor, não poste o enunciado do exercício como uma imagem. Isso prejudica os sistemas de busca. Poste como imagem apenas o que for necessário, digitando todo o resto.
Quanto ao exercício, considere a ilustração abaixo.

- circunferências.png (3.52 KiB) Exibido 2768 vezes
Sabemos que a equação da circunferência maior é dada por

. Como o ponto

faz parte dessa circunferência, temos que

.
Por outro lado, sabemos que a equação da circunferência menor é dada por

. Como o ponto

faz parte dessa circunferência, temos que

.
Girando o ponto

em torno do eixo x, a sua trajetória formará uma circunferência de raio

. Portanto, a área dessa circunferência será

.
Girando agora o ponto

em torno do eixo x, a sua trajetória formará uma circunferência de raio

. Portanto, a área dessa circunferência será

.
Note que a seção transversal (perpendicular ao eixo x) do sólido em questão será uma
coroa circular (ou anel) com raio externo

e raio interno

. A área dessa coroa em função de x será

.
Dessa maneira, o volume do sólido desejado será dado por

.
Agora tente terminar o exercício.
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por marciosouza » Ter Set 20, 2011 19:13
Olá, mas o intervalo não seria de y_1 até y_2?
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por LuizAquino » Ter Set 20, 2011 20:40
marciosouza escreveu:Olá, mas o intervalo não seria de

até

?
Não.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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