por killerkill » Qui Ago 18, 2011 00:30
Calcule o limite:
Só consegui fazer assim:

não sei se a ideia da manipulaçao algébrica esta correta... no caso fazer a divisao do denominador pelo numerador atraves do método da chave encontrando uma resposta e colocando ela como denominador e no numerador 1. ou seja, seria a resposta da primeira divisao elevada a -1 ja que o expoente do denominador é de 1 grau menor que o do numerador.
nao tenho gabarito para corrigir.
Outra questao que nao consigo é:
![\lim_{x\rightarrow\infty}\sqrt[2]{x+\sqrt[2]{x}}-\sqrt[2]{x-1} \lim_{x\rightarrow\infty}\sqrt[2]{x+\sqrt[2]{x}}-\sqrt[2]{x-1}](/latexrender/pictures/190833bac7797bdc3143e90e07c91104.png)
O estranho é que o professor não nos ensinou aquele método que vocês costumam usar aqui no fórum que é de substituir determinado termo por uma outra letra etc. Não sei nem dizer se isso é pra ser estudado agora ou só mais tarde. Alguém me ajuda?
-
killerkill
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 25
- Registrado em: Ter Ago 09, 2011 22:39
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eg. Elétrica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Ago 18, 2011 07:53
killerkill escreveu:
Errado! Note que se você desenvolver o que está no segundo membro, você
não obtém o que está no primeiro:

Além disso, novamente você
não está colocando a notação de limite em cada passo.
Para resolver exercícios como esse é necessário efetuar a fatoração dos polinômios. Se você não se recorda como fazer isso, então eu recomendo que você revise esse conteúdo do ensino médio.
Realizando a fatoração você obtém:

Agora termine o exercício.
killerkill escreveu:
A estratégia nesse limite é dividir e multiplicar por

:

Em seguida, divida tanto o numerador quanto o denominador por

:

Agora termine o exercício.
killerkill escreveu:O estranho é que o professor não nos ensinou aquele método que vocês costumam usar aqui no fórum que é de substituir determinado termo por uma outra letra etc. Não sei nem dizer se isso é pra ser estudado agora ou só mais tarde.
Geralmente essas estratégias de substituição são estudadas ao longo da apresentação dos limites. Entretanto, tipicamente os livros não separam uma seção específica para exibir a técnica. Alguns professores ensinam a técnica a medida que vão exibindo como calcular limites.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por killerkill » Qui Ago 18, 2011 12:20
Obrigado Luiz. só nao entendi a passagem do denominador no caso
![\frac{\sqrt[]{x}}{x}\Rightarrow \sqrt[]{\frac{1}{x}} \frac{\sqrt[]{x}}{x}\Rightarrow \sqrt[]{\frac{1}{x}}](/latexrender/pictures/f499b7d38ffc7736042e9571b020b535.png)
Aproveitando... preciso de sua ajuda aqui nessa outra questão :
Determine os pontos de continuidade e assintotas verticais e horizontais da funçao:

Oque eu consegui fazer foi:

A funçao nao está definida para x=3 ou seja ela é descontínua em x=3. Para verificar se esse valor x é uma assíntota verifica-se:


Portanto x=3 é uma assíntota vertical.
Para as assintotas horizontais fiz

(dividi todos os termos por x
mais a partir daí nao sei mais analisar.
Ontem fiquei ate as 3:30da manha aqui tentanto resolver e nao consegui resolver nenhuma questao dessa prova antiga dele! PQP.. to perdido mesmo!!!
-
killerkill
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 25
- Registrado em: Ter Ago 09, 2011 22:39
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eg. Elétrica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Ago 18, 2011 21:19
killerkill escreveu:só nao entendi a passagem do denominador no caso
![\frac{\sqrt[]{x}}{x}\Rightarrow \sqrt[]{\frac{1}{x}} \frac{\sqrt[]{x}}{x}\Rightarrow \sqrt[]{\frac{1}{x}}](/latexrender/pictures/f499b7d38ffc7736042e9571b020b535.png)
Seja
x um número real positivo não nulo. Temos que:

killerkill escreveu:Aproveitando... preciso de sua ajuda aqui nessa outra questão :
Determine os pontos de continuidade e assintotas verticais e horizontais da funçao:

Por questão de organização, o ideal é que em cada tópico tenha apenas um exercício. Fica o lembrete para as próximas vezes.
killerkill escreveu:O que eu consegui fazer foi:

Considerando que x deve ser diferente de 1, está correto esse desenvolvimento.
Mas, lembre-se que a função original não estará definida em 1.
killerkill escreveu:A funçao nao está definida para x=3 ou seja ela é descontínua em x=3. Para verificar se esse valor x é uma assíntota verifica-se:


Portanto x=3 é uma assíntota vertical.
Correção:


killerkill escreveu:Para as assintotas horizontais fiz

(dividi todos os termos por x
Essa operação está incorreta.
A maneira adequada é algo como:


killerkill escreveu:Ontem fiquei ate as 3:30 da manha aqui tentanto resolver e nao consegui resolver nenhuma questao dessa prova antiga dele!
O importante é que você está estudando. Pior seria se você não estivesse.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por killerkill » Sex Ago 19, 2011 11:43
Beleza! a minha resposta deu 1/2
=D acho que está certo. obrigado pela ajuda novamente!
-
killerkill
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 25
- Registrado em: Ter Ago 09, 2011 22:39
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Eg. Elétrica
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Limite] Gráfico e limite para função maior inteiro
por Raphaela_sf » Qui Abr 05, 2012 19:26
- 1 Respostas
- 6478 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qui Abr 05, 2012 20:53
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] Limite de funções reais de várias variáveis
por Bianca_R » Dom Nov 04, 2012 17:17
- 1 Respostas
- 4560 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Dom Nov 04, 2012 19:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite trigonométrico] Como calculo este limite?
por Ronaldobb » Qua Nov 07, 2012 23:14
- 3 Respostas
- 4853 Exibições
- Última mensagem por Ronaldobb

Qui Nov 08, 2012 07:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] limite trigonométrico quando x tende ao infinito
por Ge_dutra » Seg Jan 28, 2013 10:13
- 2 Respostas
- 7037 Exibições
- Última mensagem por Ge_dutra

Ter Jan 29, 2013 14:20
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] Limite de funções piso (maior inteiro)
por ViniciusAlmeida » Sáb Fev 14, 2015 10:09
- 2 Respostas
- 4269 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Qui Fev 19, 2015 15:01
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.