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[Funçao] Ajuda com exerício de funçao

[Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor EribertoTorres » Qua Ago 10, 2011 02:47

Bom diga colegas.

Meu primeiro post aqui por sugestao de um amigo.

Atualmente estou estudando Redes e Comunicaçoes em Lima-Peru, por isso meu teclado nao acentua corretamente rss.

Como muitos de nós nao aprendemos suficiente na escola pública, principalmente para quem é egresso do Magistério, a situaçao é ainda pior.

Estou com dificuldades em resolver uma funçao, questao de prova. A funçao a seguir seria:

Dada a funçao: f= {(3,m^2); (2.5);(3.4);(2, n^2-4)}; Encontre m e n tal que (m – n) seja máxima. Dar como resposta m^n

O que está com o sinal ^ quer dizer elevado ao.

Sinceramente, nao entendi como resolver e aparentemente a funçao nao está bem formulada.

Lendo a resposta do livro, m ^2 = 4 e pela lógica n^2-4 = 5

Como posso resolver isso, ou ao menos, entender essa funçao?

Desde já agradeço.
EribertoTorres
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor Molina » Qua Ago 10, 2011 13:39

Boa tarde, Eriberto.

Primeiramente seja bem-vindo!

Desculpe-me, mas não entendi sua função.

EribertoTorres escreveu:Dada a funçao: f= {(3,m^2); (2.5);(3.4);(2, n^2-4)};


Talvez seja uma notação que não conheço, poderia ser mais específico?


Fico no aguardo para poder te ajudar. :y:
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor EribertoTorres » Qua Ago 10, 2011 13:57

Molina escreveu:Boa tarde, Eriberto.

Primeiramente seja bem-vindo!

Desculpe-me, mas não entendi sua função.

EribertoTorres escreveu:Dada a funçao: f= {(3,m^2); (2.5);(3.4);(2, n^2-4)};


Talvez seja uma notação que não conheço, poderia ser mais específico?


Fico no aguardo para poder te ajudar. :y:


Ai mora o problema, veio assim e pelo visto ninguém entende a notaçao :(

Eu tenho a página com a resposta escaneada, subo em algum lugar e posto o link?

Eu quero entender como se faz, mas pelo visto tá dificil rss.
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor Molina » Qua Ago 10, 2011 14:00

EribertoTorres escreveu:
Molina escreveu:Boa tarde, Eriberto.

Primeiramente seja bem-vindo!

Desculpe-me, mas não entendi sua função.

EribertoTorres escreveu:Dada a funçao: f= {(3,m^2); (2.5);(3.4);(2, n^2-4)};


Talvez seja uma notação que não conheço, poderia ser mais específico?


Fico no aguardo para poder te ajudar. :y:


Ai mora o problema, veio assim e pelo visto ninguém entende a notaçao :(

Eu tenho a página com a resposta escaneada, subo em algum lugar e posto o link?

Eu quero entender como se faz, mas pelo visto tá dificil rss.

Sim, faça isso...

Você pode anexar imagens diretamente quando estiver escrevendo seu post.

Abaixo de onde você escreve (e abaixo dos botões de salvar, prever e enviar) há uma aba Anexar arquivo.


Qualquer dúvida, avise! :y:
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor EribertoTorres » Qua Ago 10, 2011 14:29

Tá em espanhol, mas acho que dá para entender.

Nao sei se é uma forma diferente de fazer ou resolver, mas a resposta que eles dao é assim como no anexo.
Anexos
funçao 001.png
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor Molina » Qua Ago 10, 2011 15:03

Boa tarde.

Vendo a solução, eu percebi que há uma relação entre o primeiro e terceiro parênteses da função, e entre o segundo e quarto parênteses. Veja:

(3,m^2) \equiv (3,4)

m^2 = 4 \Rightarrow m' = 2~ou~m''=-2

e

(2,5) \equiv (2,n^2-4)

\Rightarrow 5=n^2-4 \Rightarrow n'=3~ou~n''=-3


Para que (m-n) seja o maior possível, precisamos pegar o maior m (ou seja, m'=2) e o menor n (ou seja, n''=-3):

Aplicando o que o enunciado diz, temos que pegar esses valores em negrito e fazer m^n:

m^n = 2^{-3} = \frac{1}{2^3} = \frac{1}{8}


Qualquer dúvida, informe! :y:
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor EribertoTorres » Qua Ago 10, 2011 15:16

Se eu entendi, uma vez que achei o valor de m e de n, eles podem ter 2 valores, tanto positivos, como negativos, correto?

Acho que ficou um pouco mais claro.

Uma dúvida, essa forma de notaçao é normal, comum, ou nao?
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Re: [Funçao] Ajuda com exerício de funçao

Mensagempor Molina » Qua Ago 10, 2011 15:20

EribertoTorres escreveu:Se eu entendi, uma vez que achei o valor de m e de n, eles podem ter 2 valores, tanto positivos, como negativos, correto?


Isso, eles podem ter dois valores, pois:

m^2=4 \Rightarrow m = \pm \sqrt{4}=\pm 2

e

5=n^2-4 \Rightarrow n^2 = 9 \Rightarrow n = \pm \sqrt{9} = \pm 3


EribertoTorres escreveu:Uma dúvida, essa forma de notaçao é normal, comum, ou nao?


Sinceramente, não recordo de ter visto. Seria bom alguém do fórum que já tenha visto se manifestar.


:y:
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.