por 241 » Sex Jul 08, 2011 18:52
A questão é a seguinte:
Se cada lado de um quadrado é acrescido de 6 cm; sua área aumenta de 108 cm2. Nessas condições, a área do quadrado
original é:
O meu raciocínio foi o seguinte:
(x+6)*(x+6)= 108
x²+6x+6x+36=180
x²+12x-72=0
Delta= 12²-4*1*(-72)
D=144+288
D=432 ou 3*144
Acho que consegui compreender veja o meu reciocínio após a sua ajuda:
x=-12+-raiz de 3*144/2*1
x=-12+-raiz de 3*12/2
x=-12+-raiz de 36/2
x=-12+-6/2
x1=-12+6/2=>-6/2=-3
x2=-12-6/2=>-18/2=-9
S= {-3;-9} estou certo até aqui?

Encontrei uma resposta em um site e gostaria de saber se ela está pertinente:
( x + 6 )² = x² + 108
x² + 12x + 36 = x² + 108
12x = 72
x = 6
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por MarceloFantini » Sex Jul 08, 2011 20:03
Você errou a conta:

Tente continuar a partir daí.
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por 241 » Qua Jul 20, 2011 12:54
Delta= 12²-4*1*(-72)
D=144+288
D=432 ou 3*144
X=-12+- raiz de 3x144/2x1
x=-12+-raiz de 3 x raiz de 144 / 2
x=-12+-raiz de 3 x 12/2
x=-12+-1,7x12/2
x=-12+-20,4/2
x1=-12+20,4/2 => 8,4/2=>4,2
x2=-12-20,4/2=>-32,4/2=>-16,6
gostaria de saber se está correto o calculo.
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por FilipeCaceres » Qua Jul 20, 2011 14:29
Olá 241,
Veja o que o enunciado diz:
...sua área
aumenta de

.
Mas você calculou como se o enunciado fosse o seguinte:
Se cada lado de um quadrado é acrescido de 6 cm; sua área
é de

.
Seja A o valor da área inicial e x o valor do lado,assim temos:

Agora tente resolver, caso tenha dúvida poste novamente.
Uma outra coisa, utilize o latex é uma ferramente disponível no fórum e de fácil aprendizagem, para saber mais leia este
TutorialAbraço.
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por 241 » Qua Jul 20, 2011 18:01
Entendo
Será que você pode desenvolver a conta para mim, porque eu não to conseguindo não lembro como continua
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por 241 » Qua Jul 20, 2011 18:25
x²=A
(x+6)²=A+108
X²=A
x²+12x+36-108=A
x²=A
x²+12x-72=A (-1)
-12x+72=A => -12x=-72 => x= -72/-12 => x=6 está correto????????????

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por MarceloFantini » Qua Jul 20, 2011 18:29
Você errou alguns passos. Veja, enquanto disse que

e

, está certo. Logo:

Apesar de que seu desenvolvimento está errado, acertou a resposta.

Talvez tenha errado apenas na hora de mostrar aqui.
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por 241 » Qua Jul 20, 2011 18:45
na verdade eu multipliquei por -1 daí x² elimina -x² e continuei preste atenção no meu calculo
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por MarceloFantini » Qua Jul 20, 2011 18:49
Tudo bem mas ao fazer isso fica

e não

, como você fez. Na passagem seguinte você conserta isso e faz

como se fosse zero e não A, mas é bom apontar o erro.
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por 241 » Qua Jul 20, 2011 18:58
Valeu, mas o calculo está correto?
Eu só cometi esse erro de deixar igualado a A ?
Estou querendo saber se resolvendo da forma que eu fiz concertando o erro do A se a resposta fica certa?
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por MarceloFantini » Qua Jul 20, 2011 19:08
Sim, está.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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