• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

FUNÇÃO

FUNÇÃO

Mensagempor Fabricio dalla » Ter Jun 21, 2011 17:26

Dois produtos P1 e P2 sao fabricados com os componentes A e B. P1 é composto de 20% de A e 80% de B,enquanto P2 é composto por 10% de A e 90% de B
A fabrica tem estocados 2 litros de A e 13 litros de B

Quantos litros de P1 e de P2 ela pode fabricar usando todo o seu estoque ??

eu cheguei a montar algumas equaçoes so que n me levaram a resposta. se alguem me explicar agradeço
Fabricio dalla
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 111
Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: FUNÇÃO

Mensagempor Molina » Ter Jun 21, 2011 19:39

Boa noite, Fabricio.

Achei mais fácil usar a lógica do que uma função para descrever estes produtos. Essa não é a única resolução, vai de você aceitar ou não. Veja:

P1 é formado por 20% do componente A e 80% do componente B:

P1=0,2A+0,8B

P2 é formado por 10% do componente A e 90% do componente B:

P2=0,1A+0,9B

Agora vamos analisar: Para fazer 1 litro de P1 são necessários 0,2 de A e 0,8 de B:

1~litro~de~P1:0,2A+0,8B

2~litro~de~P1:0,4A+1,6B

...

5~litro~de~P1:1A+4B

10~litro~de~P1:2A+8B

Em paralelo a isso, faça o mesmo para P2: Para fazer 1 litro de P2 são necessários 0,1 de A e 0,9 de B:

1~litro~de~P2:0,1A+0,9B

2~litro~de~P2:0,2A+1,8B

...

5~litro~de~P2:0,5A+4,5B

10~litro~de~P2:1A+9B


Sabemos que o total de litros de P1 e P2 é 15 litros (2 litros + 13 litros). Ou seja, temos que achar um equilíbrio entre P1 e P2 que somado de 15 litros (ex: 1l P1 + 14l P2; 2l P1 + 13l P2; ...). Mas não só isso. O número na frente do A dos dois produtos tem que ter soma 2 e o número na frente do B dos dois produtos tem que ter soma 13.

A única solução que satisfaz essas três condições são:

5~litro~de~P1:1A+4B

e

10~litro~de~P2:1A+9B


:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?