por jamiel » Sex Jun 17, 2011 16:24
![\sqrt[5]{{3}^{2x}} = {2.187}^{\frac{{35x}^{2}-1}{35}}
{\left({3}^{\frac{2}{3}} \right)}^{x} = 7*\left(\frac{{35x}^{2}-1}{35} \right)
\left(\frac{2}{5}x \right) = \frac{{245x}^{2}- 7}{35}
\left(\frac{2}{5}x \right) = \frac{{35x}^{2}- 1}{5}
{-35x}^{2}:5 + (\left(\frac{2}{5} \right)x + \frac{1}{5})
{-7x}^{2} + (\left(\frac{2}{5} \right)x + \frac{1}{5})
\left(2:5*2:5 -4*(-7)*(1:5)\right)
4:25 -4*(-7:5)
\left(\frac{4}{25} \right)+\left(\frac{28}{5} \right)
\sqrt{\frac{140}{25}}
\left(\frac{2\sqrt[]{35}}{5} \right)
\left(\frac{\left-(\frac{2}{5} \right)x + \left(\frac{2\sqrt[]{35}}{5} \right)}{-14}\right)
\left(\frac{\left-(\frac{2}{5} \right)x - \left(\frac{2\sqrt[]{35}}{5} \right)}{-14}\right) \sqrt[5]{{3}^{2x}} = {2.187}^{\frac{{35x}^{2}-1}{35}}
{\left({3}^{\frac{2}{3}} \right)}^{x} = 7*\left(\frac{{35x}^{2}-1}{35} \right)
\left(\frac{2}{5}x \right) = \frac{{245x}^{2}- 7}{35}
\left(\frac{2}{5}x \right) = \frac{{35x}^{2}- 1}{5}
{-35x}^{2}:5 + (\left(\frac{2}{5} \right)x + \frac{1}{5})
{-7x}^{2} + (\left(\frac{2}{5} \right)x + \frac{1}{5})
\left(2:5*2:5 -4*(-7)*(1:5)\right)
4:25 -4*(-7:5)
\left(\frac{4}{25} \right)+\left(\frac{28}{5} \right)
\sqrt{\frac{140}{25}}
\left(\frac{2\sqrt[]{35}}{5} \right)
\left(\frac{\left-(\frac{2}{5} \right)x + \left(\frac{2\sqrt[]{35}}{5} \right)}{-14}\right)
\left(\frac{\left-(\frac{2}{5} \right)x - \left(\frac{2\sqrt[]{35}}{5} \right)}{-14}\right)](/latexrender/pictures/31bbfed4344375ec3c65b39e30099bf1.png)
Alguém poderia me ajudar quanto essa resolução?
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sex Jun 17, 2011 17:13
Qual o enunciado, o que a questão pede e o que você tentou fazer?
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por jamiel » Sex Jun 17, 2011 23:10
Apenas descobrir o valor de "x", ou seja, resolver a equação!
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por jamiel » Sáb Jun 18, 2011 17:02
Ok. Quer dizer q eu poderia eliminar o denominador arbitrariamente? Eu sempre tendo ao caminho mais complicado! rsrsr
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sáb Jun 18, 2011 17:15
Não foi arbitrário. Note que se fosse

, por exemplo, a equação ficaria

. Basicamente o que eu fiz foi multiplicar os dois lados por 5, eliminando o denominador em comum.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por jamiel » Sáb Jun 18, 2011 19:17
Então, quer dizer q sua multiplicação ficou assim:

?
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sáb Jun 18, 2011 19:34
Apenas no lado direito sim, e a propósito você esqueceu de multiplicar o

por 5 na penúltima linha.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por jamiel » Sáb Jun 18, 2011 19:36
Ok. Vlw mesmo!
Tenho dificuldade com relação a essas reduções de termos!
-
jamiel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 131
- Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Mecânica
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sáb Jun 18, 2011 19:53
Acredito que seja mais fácil de enxergar se você entender aquele produto assim:

pois

.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Função real definida pela soma de uma função par c/uma ímpar
por Taah » Sáb Mar 27, 2010 15:33
- 3 Respostas
- 5203 Exibições
- Última mensagem por Taah

Dom Mar 28, 2010 13:21
Funções
-
- [plano tangente a função de duas variaveis dada por função]
por isaac naruto » Qui Dez 31, 2015 16:35
- 0 Respostas
- 4333 Exibições
- Última mensagem por isaac naruto

Qui Dez 31, 2015 16:35
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Desigualdade] entre função exponencial e função potência
por VitorFN » Sex Mai 26, 2017 15:18
- 1 Respostas
- 5424 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Sex Jul 07, 2017 12:17
Álgebra Elementar
-
- +uma função das trevas.ajuda aew!(função par mas heim!?)
por Fabricio dalla » Dom Fev 27, 2011 16:12
- 2 Respostas
- 3330 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Dom Mar 06, 2011 09:17
Funções
-
- [FUNÇÃO] Não consigo achar a fórmula da função
por LAZAROTTI » Qui Set 27, 2012 00:06
- 1 Respostas
- 2829 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Qui Set 27, 2012 07:13
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.