por jamiel » Ter Jun 14, 2011 15:45
Olá!
Entrei agora em funções logarítmas, mas me deparei aqui com a prova do professor e tens umas coisas q eu nunca vi.
"
e" eu vi na internete q é uma tal de constante de Euler
Mas ele colocou aqui numa lista para resolver um tal de "ln" q eu ainda não entendi
![a) ln*{e}^{\sqrt[]{2}}
b)2*ln(x)=1
c) ln(5 - 2x) = -3 a) ln*{e}^{\sqrt[]{2}}
b)2*ln(x)=1
c) ln(5 - 2x) = -3](/latexrender/pictures/326b86e809cb4b01fca61fcb170c2d78.png)
SE alguém puder me ajudar eu agradeço!
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por Claudin » Ter Jun 14, 2011 16:01
O "e" seria como você disse a constante de Euller que equivale a

O "ln" seria nada mais que o Logaritmo Natural ou Logaritmo Neperiano
Que é o logaritmo na base "e", aqui nesse link você vai obter mais informações sobre o assunto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Logaritmo_naturaltente resolver e qualquer coisa volte com dúvidas.
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por jamiel » Ter Jun 14, 2011 16:15
Blza!
Então, b) seria ln(x)=1/2?
e ln(5-2x)=-3 --> ln(-3) = 5-2*(-3) ---> ln(-3)=11
?
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por carlosalesouza » Ter Jun 14, 2011 17:24
Levando a resolução até o fim, meu caro...
Se 2.ln(x) = 1, vc está certo, ln(x) = 1/2... isso quer dizer que

No outro item, veja bem... façamos sempre essa mesma relação quando usamos logaritmos:
se

então

, não é essa a ideia? hehehehhe
Assim, como disse meu camarada, claudin, o logaritmo natural é o logaritmo de base

O que isso quer dizer? que:

A partir daqui resolvemos a equação:

Ok?
Quer a prova? tudo bem... heheheheh

hehehehhe
Um abraço
Carlos Alexandre
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por jamiel » Ter Jun 14, 2011 17:46
Thanks!
Deixa v se eu entendi ...!
Agora, tem uma coisa q aí q eu não estou lembrando, deve ser algum propriedade de potência q não me vem a cabeça deste momento:
Tipo: ?e ---> e^(1/2) qual seria a diferença entre os dois?
é menos três --->
log e (5-2x) = "-3"
Eu q é pq eu não estou abituado a esse "ln"
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por Claudin » Ter Jun 14, 2011 17:51
![\sqrt[]{\epsilon} = \epsilon^{\frac{1}{2}} \sqrt[]{\epsilon} = \epsilon^{\frac{1}{2}}](/latexrender/pictures/3bf31ae298649bc753b84c0a83d3308a.png)
Não existe diferença, pois eles são equivalentes.
É uma propriedade de potência --->
![2^{\frac{2}{3}} = \sqrt[3]{2^2} 2^{\frac{2}{3}} = \sqrt[3]{2^2}](/latexrender/pictures/224ed6efa316441648e8c2e7a1a6f1e3.png)
E o -3 que você mencionou ai é só substituir
o que vai ficar

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por Claudin » Ter Jun 14, 2011 17:53
Vale lembrar mais uma propriedade de potência em que

Abraço
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por jamiel » Ter Jun 14, 2011 19:14
Seria assim:

?
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por carlosalesouza » Ter Jun 14, 2011 19:47
Pois é... eu não reparei no sinal de menos...
Quando posto durante a tarde, estou no Colégio, onde trabalho... o monitor é horripilante... hkkkkk
Enfim...
mudando o sinal da resposta que eu apresentei vai ficar:

Como

então:

Fazendo a substituição no logaritmo, encontraremos novamente a prova real da resposta...
Um grande abraço
Carlos Alexandre
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por jamiel » Ter Jun 14, 2011 21:04
thanks!
Tem algumas coisas q eu só consigo fazer por tentativa!

5/e = 1,8
e/5 = 1,5
1,8 - 1,5 = 1,3
x está entre 1,3 e 1,8
x = 1,6
e^(-1,6) = 5
1/(e^(1,6) = 5
1/e^(1,6) = 1/2 = 5
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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