por LuizAquino » Ter Mai 24, 2011 17:39
Maykids escreveu:como eles possuem gráficos eu recortei e fiz nos parâmetros pedidos, pelos adm...
A orientação é que seja escrito na mensagem
todo o texto do exercício. Se por acaso o exercício tiver uma figura, então
apenas a figura deve ser enviada como uma imagem. Vale lembrar (mais uma vez) que quando você envia o
texto do exercício no formato de uma imagem, ele não é localizado pelas ferramentas de busca, o que é bastante prejudicial.
Além disso, procure aprender como inserir uma imagem diretamente em sua mensagem, para não ter que enviá-la para uma outra página. O processo é extremamente simples. Na edição de suas mensagens, basta usar a opção "Anexar arquivo".
Agora vejamos os exercícios.
Ao meu ver, o gráfico do primeiro exercício deveria ser algo como ilustra a figura abaixo. Vale destacar que para facilitar a dica que eu darei a seguir eu inseri também os ângulos

e

.

- exercício-derivada.png (4.28 KiB) Exibido 1795 vezes
Dica: Lembre-se que da interpretação geométrica sobre derivadas temos que

e

.
Já o segundo exercício podemos ilustrar com a figura abaixo. Você precisa demonstrar que não importando o ponto (c, f(c)) (com c > 0) que seja escolhido, a reta tangente ao gráfico de f nesse ponto irá determinar o triângulo COB que possui área de 2 unidades quadradas.

- exercício2-derivada.png (5.22 KiB) Exibido 1795 vezes
Dica: Lembre-se que a reta tangente ao gráfico de f no ponto (c, f(c)) é dada pela equação y - f(c) = f'(c)(x - c). Note que para calcular a área do triângulo você precisará determinar os pontos C e B nos quais a reta tangente intercepta os eixos.
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por Maykids » Ter Mai 24, 2011 19:04
Professor eu olho olho, e nada escrevo e apago toda hora aqui, rs
se a f'(1) = tg

eu posso alegar que a tg

= 1?
eu acho que

= 45º
mais nao ta saindo nem uma ideia, em que posso fazer a multiplicação de duas funções sem as funções, e ainda calcular a derivada da resultante delas, :S
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por LuizAquino » Ter Mai 24, 2011 19:14
Maykids escreveu:Professor eu olho olho, e nada escrevo e apago toda hora aqui, rs
se a f'(1) = tg

eu posso alegar que a tg

= 1?
eu acho que

Esta alegação é falsa.
Maykids escreveu:mais nao ta saindo nem uma ideia, em que posso fazer a multiplicação de duas funções sem as funções, e ainda calcular a derivada da resultante delas, :S
Note que você não vai encontrar um valor numérico para as derivadas solicitadas no exercício. O que se pode fazer, considerando os dados do exercício, é determinar essas derivadas em função de

e

.
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por Maykids » Ter Mai 24, 2011 22:53
minha prova é amanha de manhã, :'( sera que so dessa vez vc nao pode me dar a resposta delas nao? por favor, =/
obrigado.att,
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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