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Mensagempor willwgo » Qui Abr 28, 2011 17:35

como eu resolvo esse sistema:
(4a+2b+c=-8
(16a+4b+c=-64
(9a-3b+c=27

me ajudem ai eu nau entendo mto essa materia me digam como resolver este exercicio!
obrigado
willwgo
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Re: ajudaaa

Mensagempor Molina » Qui Abr 28, 2011 18:17

Boa tarde.

Provavelmente você aprendeu alguns métodos na sala de aula para resolver sistemas lineares. Sabes me dizer quais? Eu não posso te passar uma resolução de um método que você não viu ainda...

Fico no aguardo!
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Re: ajudaaa

Mensagempor willwgo » Sex Abr 29, 2011 17:12

Eu nau me lembro pois estou estudando sozinho,para um concurso que eu vou fazer, se vc poder me ajudar ou ensinar ficarei mto agradecido!
mais o jeito q eu sei fazer e so o de (sistema linear de duas equaçõe e duas variaveis) assim:
(3x+2y=4
(6x+y=2

-2*(3x+2y=4
(6x+y=2

(-6x-4y=-8
(6x+y=2
-------------
-3y=-6
y=-6/-3
y=2; x=0

(assim é o jeito q eu sei fazer)
queria saber se tbm tem com resolver pelo metodo da Matriz?
willwgo
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Re: ajudaaa

Mensagempor DanielRJ » Sex Abr 29, 2011 17:37

Voce pode resolver esse sistema por escalonamento ou equação matricial.
Te aconselho ir no youtube e dar uma estudada se alguem resolver voce não irá entender.
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Re: ajudaaa

Mensagempor carlosalesouza » Sex Abr 29, 2011 17:49

Meu caro,

É bem simples. Muita gente acha que matemática é decorar fórmulas e métodos. Isso é um equívoco, pra aprender ou mesmo pra resolver um problema matemático, você precisa usar o raciocínio.

Vamos estabelecer aqui algumas pressuposições mínimas e conseguiremos resolver esse problema e lembrar disso facilitará muitos outros.

O mais importante no sistema de equações é lembrar que igualdade é igualdade, ou seja, dois elementos ou grupos de elementos que estejam equacionados (sejam iguais) serão sempre iguais e podem ser substituídos um pelo outro e se forem afetados de forma equivalente, continuarão sendo iguais.

Por isso, lembre-se, quando você "passa" um valor para o "outro lado" de uma igualdade, o que você faz, na verdade, é modificar ambos os termos, de forma equivalente, eliminando de um deles um elemento que se queira remover e esse modificador será aplicado em ambos os lados

Como exemplo, se dizemos que 2a = b, para sabermos quanto vale o a, é necessário isolá-lo, ou seja, eliminar os elementos que o acompanham, neste caso, o 2 que o multiplica.

Para eliminar este 2, devemos submetê-lo a uma operação que o anule. De forma limplificada, podemos considerar como operações opostas:

multiplicação e divisão
adição e subtração
potência e radiciação

Estas operações realizadas em valores equivalentes os anulam. Assim, para anular o 2 que multiplica, dividimos por 2 os dois lados da igualdade.

\frac{2}{2}a=\frac{b}{2}

Resultando em a=\frac{b}{2}

Aplique esta idéia em cada uma das linhas do sistema de equações e em cada uma delas substitua uma das variáveis, a, b ou c. Depois, substituindo as variáveis entre si, seguindo o princípio da igualdade e, com um pouco de raciocínio você vai descobrir as relações entre elas.

Lembre-se, num sistema de equações, as variáveis terão o mesmo valor em todas as suas linhas, ou seja, se voce descobrir, na primeira linha que a = 2b+3c ou qualquer outro valor, você poderá substitui-lo por 2b+3c em qualquer uma das outras expressões.

Espero ter ajudado e não confundido mais... rs

Um abraço
Carlos Alexandre
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Re: ajudaaa

Mensagempor Molina » Sex Abr 29, 2011 20:25

Como faz tempo que você não estuda o mais interessante é pegar algum livro (ou procurar na internet mesmo, como sugeriu o colega) tratando do assunto. Por que daí sim você irá entender o que estará fazendo...

Procure sobre Regra de Cramer.


:y:
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Re: ajudaaa

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 29, 2011 21:50

Eis um ótimo lugar para você revisar/aprender os conteúdos de Matemática do ensino fundamental ou médio:
http://www.youtube.com/nerckie

Nesse canal há inclusive aulas sobre sistema de equações lineares.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Re: ajudaaa

Mensagempor willwgo » Qua Mai 04, 2011 16:52

obrigado a todos me ajudaram mto.!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?