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Geometria Analitica (Graduação).

Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 380625 » Sex Abr 01, 2011 15:58

Boa tarde estou no primeiro ano de graduação e estou tendo a materia Geometria Analitica o professor esta definindo segmento orientado e vetor. Mas para definir isso precisamos saber o que é equipolencia. Entre as definições esta tudo bem entendi bem o que sao segmentos orientados, classe de equipolência e vetores. Porem, não consigo provar e desenhar algumas coisas por exemplo:

1 - (A,B)~(C,D) IMPLICA (A,C)~(B,D) no livro em que estudo ele vez um caso particular dessa proposição no caso em que o quadrilatero ABCD é um paralelog

Após isso ele me faz tres questoes

Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.

Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)

Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).

Gostaria de dicas pois sei que é meio abstraro algumas coisas ainda mais quando estamos começando G.A.

Grato Flávio Santana
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 17:25

Dicas

380625 escreveu:Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.

Lembre-se que "colineares" significa que os pontos estão sobre uma mesma reta.

380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)

Lembre-se que (A, B) é um segmento orientado com mesma direção, magnitude e sentido contrário a (B, A).

380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).

Lembre-se do paralelogramo ABCD.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 0 kelvin » Sáb Abr 02, 2011 00:10

Estou recebendo esses mesmos exercícios para resolver :-P

Do que entendi por enquanto foi que precisa prestar atenção na definição que tem no livro, mas não apenas na descrição, principalmente na parte que utiliza os símbolos, a notação matemática dos vetores.

Tambem senti que vetores são abstratos, talvez fiquem mais claros quando começarem a ser usados na física mesmo.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Abr 02, 2011 01:04

Vetores ficarão mais claros quando estudarem Álgebra Linear. Quanto antes vocês destituírem-se da idéia de vetor como apenas uma flecha, melhor.
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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor 380625 » Dom Abr 03, 2011 12:32

Esse exercicio eu consegui resolver:

Prove que (A,B)~(P,Q) e (C,D)~(P,Q) IMPLICA (A,B)~(C,D):

No exercicio acima eu usei a propriedade simetrica e depois a transitiva e consegui resolver.


Então o que ta dificil para mim é:

Prove que (A,B)~(C,D)~IMPLICA(B,A)~(D,C), pois não consigo relacionar esse exercicio com as propriedades simetrica e transitiva.

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Re: Geometria Analitica (Graduação).

Mensagempor LuizAquino » Dom Abr 03, 2011 12:55

(A,\,B)\sim (C,\,D) \Rightarrow (B,\,A)\sim(D,\,C)

Temos que (A, B) e (C, D) são tais que possuem:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: s

Sabemos que (B, A) possui:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (A, B)).

Além disso, sabemos que (D, C) possui:
  • magnitude: m
  • direção: d
  • sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (C, D)).

Portanto, (B, A) e (D, C) são equipolentes.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?