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por 380625 » Sex Abr 01, 2011 15:58
Boa tarde estou no primeiro ano de graduação e estou tendo a materia Geometria Analitica o professor esta definindo segmento orientado e vetor. Mas para definir isso precisamos saber o que é equipolencia. Entre as definições esta tudo bem entendi bem o que sao segmentos orientados, classe de equipolência e vetores. Porem, não consigo provar e desenhar algumas coisas por exemplo:
1 - (A,B)~(C,D) IMPLICA (A,C)~(B,D) no livro em que estudo ele vez um caso particular dessa proposição no caso em que o quadrilatero ABCD é um paralelog
Após isso ele me faz tres questoes
Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.
Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)
Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).
Gostaria de dicas pois sei que é meio abstraro algumas coisas ainda mais quando estamos começando G.A.
Grato Flávio Santana
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380625
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por LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 17:25
Dicas380625 escreveu:Faça um desenho ilustrando a proposição 1 em que ABCD sao colineares.
Lembre-se que "colineares" significa que os pontos estão sobre uma mesma reta.
380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (B,A)~(D,C)
Lembre-se que (A, B) é um segmento orientado com mesma direção, magnitude e sentido contrário a (B, A).
380625 escreveu:Prove que (A,B)~(C,D) IMPLICA (C,A)~(D,B).
Lembre-se do paralelogramo ABCD.
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LuizAquino
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por 0 kelvin » Sáb Abr 02, 2011 00:10
Estou recebendo esses mesmos exercícios para resolver
Do que entendi por enquanto foi que precisa prestar atenção na definição que tem no livro, mas não apenas na descrição, principalmente na parte que utiliza os símbolos, a notação matemática dos vetores.
Tambem senti que vetores são abstratos, talvez fiquem mais claros quando começarem a ser usados na física mesmo.
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por MarceloFantini » Sáb Abr 02, 2011 01:04
Vetores ficarão mais claros quando estudarem Álgebra Linear. Quanto antes vocês destituírem-se da idéia de vetor como apenas uma flecha, melhor.
Futuro MATEMÁTICO
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por 380625 » Dom Abr 03, 2011 12:32
Esse exercicio eu consegui resolver:
Prove que (A,B)~(P,Q) e (C,D)~(P,Q) IMPLICA (A,B)~(C,D):
No exercicio acima eu usei a propriedade simetrica e depois a transitiva e consegui resolver.
Então o que ta dificil para mim é:
Prove que (A,B)~(C,D)~IMPLICA(B,A)~(D,C), pois não consigo relacionar esse exercicio com as propriedades simetrica e transitiva.
Flávio Santana.
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por LuizAquino » Dom Abr 03, 2011 12:55
Temos que (A, B) e (C, D) são tais que possuem:
- magnitude: m
- direção: d
- sentido: s
Sabemos que (B, A) possui:
- magnitude: m
- direção: d
- sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (A, B)).
Além disso, sabemos que (D, C) possui:
- magnitude: m
- direção: d
- sentido: -s (isto é, o sentido contrário de (C, D)).
Portanto, (B, A) e (D, C) são equipolentes.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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