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PA - Demonstração

PA - Demonstração

Mensagempor jessicaccs » Sex Mar 25, 2011 11:52

A questão é a seguinte:

Se numa PA a soma dos m primeiros termos é igual à soma dos n primeiros termos, m\,\neq\,n, mostre que a soma m+n primeiros termos é igual a zero.


Considerei que m<n e desenvolvi S{}_{m}\,=\,S{}_{n}. Consegui achar a seguinte relação:

\frac{2a{}_{1}(m-n)}{r(n-m+1)}\,=\,m+n (I)

Em seguida desenvolvi S{}_{m+n}

No final de tudo, joguei (I) nessa soma e achei:

S{}_{m+n}=\,\frac{a{}_{1}(m-n)}{n-m+1}

Não deu zero. Não sei se errei em alguma coisa durante a "sopa de letras" que fiz.

Depois tentei achar alguma outra relação.
Pensei o seguinte:
Se m<n, então, tenho que S{}_{n-m}=S{}_{n}-S{}_{m}.
Do enunciado eu posso tirar que: S{}_{n}-S{}_{m}=0
E, portanto: S{}_{n-m}=0

Logo:
(a{}_{m}+a{}_{n})(n-m)=0

e, a{}_{m}=-a{}_{n}

Desenvolvendo-o, consegui achar a seguinte relação:
m+n=2\left(\frac{a{}_{1}+r}{r} \right)
Mas, não consegui chegar a nenhum lugar com ela, também.

Obrigada.
jessicaccs
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Re: PA - Demonstração

Mensagempor Elcioschin » Sex Mar 25, 2011 14:55

Como você não mostrou o desenvolvimento, não dá para saber onde você errou.
Veja a solução completa, considerando a1 = a como 1º termo

am = a + (m - 1)*r -----> Sm = (a + am)*m/2 ----> Sm = (2a + r*m - r)*m/2 ----> Sm = (2a*m + r*m² - r*m)/2

an = a + (n - 1)*r ------> Sn = (a + an)*n/2 ----> Sn = (2a + r*n - r)*n/2 ----> Sn = (2a*n + r*n² - r*n)/2

Igualando ----> (2a*m + r*m² - r*m)/2 = (2a*n + r*n² - r*n)/2 ----> r*m² - r*n² - r*m + r*n + 2a*m - 2a*n = 0

r*(m² - n²) - r*(m - n) + 2a*(m - n) = 0 ----> r*(m + n)*(m - n) - r*(m - n) + 2a*(m - n) = 0 ----> [r*(m + n - 1) - 2a]*(m - n) = 0

Como m <> n podemos dividir por m - n ----> r*(m + n - 1) + 2a = 0 ----> r*(m + n - 1) = - 2a ----> (I)


am+n = a + (m + n - 1)*r -----> Sm+n = [(2a + (m + n - 1)*r]/2 ----> (II)

Substituindo I em II ----> Sm+n = (2a - 2a)*r*n/2 -----> Sm+n = 0
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?