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equação exponencial

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Mensagempor vinicius cruz » Qua Mar 16, 2011 18:06

a soma das raizes da equação 4*3^|5x-2|-9^|5x-2|=3 em R vale:

a) 3/5
b) 4/5
c) 6/5
d) 7/5
e) 8/5


nao tenho a resposta certa
vinicius cruz
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Re: equação exponencial

Mensagempor Elcioschin » Qua Mar 16, 2011 20:26

4*3^|5x-2| - 9^|5x-2|= 3

4*3^|5x-2| - (3²)^|5x-2| = 3

4*3^|5x-2| - (3^|5x-2|)² = 3

(3^|5x-2|)² - 4*3^|5x-2| + 3 = 0 ----> Equação do 2º grau na variável 3^|5x - 2|

Discriminante ----> D = b² - 4ac ----> D = (-4)² - 4*1*3 ----> D = 4 ----> V(D) = 2

Raízes -----> 3^|5x- 2| = (4 + - 2)/2 ---->

3^|5x - 2| = 3¹ ----> |5x - 2| = 1 ----> x = 1/5 ou x = 3/5

3^|5x - 2| = 1 = 3^0 ----> |5x - 2| = 0 ----> x = 2/5


S = 1/5 + 3/5 + 2/5 ----> S = 6/5 ----> Alternativa C
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Re: equação exponencial

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 16, 2011 20:28

Seja t = |5x-2|. Então:

4 \cdot 3^t - 3^{2t} = 3

Seja 3^t = k. Então:

4k - k^2 = 3 \Rightarrow k^2 -4k +3 = 0 \Rightarrow k_1 = 1 \text{ e } k_2 = 3

Logo, 3^t = 1 ou 3^t = 3. Assim:

t = 0 ou t = 1. Voltando ao começo:

|5x-2| = 0 ou |5x-2| = 1.

Portanto, x = \frac{2}{5} ou x = \frac{3}{5} ou x = \frac{1}{5}. Somando: S = \frac{2}{5} + \frac{3}{5} + \frac{1}{5} = \frac{6}{5}

P.S.: Resolvemos juntos Elcio, haha.
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Re: equação exponencial

Mensagempor vinicius cruz » Qua Mar 16, 2011 20:36

olá fantini

não entendi do t=0 ou t=1 pra baixo
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Re: equação exponencial

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 16, 2011 20:50

Olhe o começo do post, o que eu chamei de t. Lembra-se da definição de módulo?
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Re: equação exponencial

Mensagempor vinicius cruz » Qua Mar 16, 2011 20:57

humm
agora vc me pegou

aeuhuheaueh
ñ lembro da definição de modulo ..vc me ajuda ??
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Re: equação exponencial

Mensagempor MarceloFantini » Qua Mar 16, 2011 21:23

Se x \geq 0, então |x| = x. Se x < 0, então |x| = -x. Aplique isso nas equações e chegará num mesmo resultado. Lembre-se que 5x-2 pode ser tanto positivo como negativo, por isso você tem que avaliar os dois casos.
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Re: equação exponencial

Mensagempor Elcioschin » Qui Mar 17, 2011 12:31

Fantini

Soluções em paralelo.
Se fosse uma corrida de cavalos, eu diria que ganhei por um "nariz" (neste caso nariz = 2 min) ----> ahahah

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?