por vmouc » Sex Mar 11, 2011 23:51
Calcule os limites se existir:
Pessoal, gostaria de confirmar se minhas respostas estão corretas, por favor, me ajudem!

pela forma de substituição daria
pela forma de fatoração ficaria

? x=2 e
e)

f)

ou seja, o denominador =0.O que eu faço aqui, please? rsrs
As outras estão corretas?
Muito obrigado pela ajuda!
Editado pela última vez por
vmouc em Sáb Mar 12, 2011 00:13, em um total de 2 vezes.
Vinícius Costa
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por LuizAquino » Sáb Mar 12, 2011 00:04
Os exercícios a), b) e e) estão ok.
c) Dica:

d) Dica:

f) Dica:

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LuizAquino
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por vmouc » Sáb Mar 12, 2011 00:06
Eu não entendi como ficará o resultado destes limites. Não é um valor exato?
Vinícius Costa
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por LuizAquino » Sáb Mar 12, 2011 00:09
Após usar as dicas que eu indiquei você poderá fazer simplificações que removerão a indeterminação de cada um dos limites.
Uma vez que as indeterminações forem removidas, você pode resolver os limites usando a mesma ideia usada nos outros limites que você resolveu.
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por vmouc » Sáb Mar 12, 2011 00:37
Eu só não tiver certeza na f).
Dá uma olhadinha nas outras por favor:
c)

d)

f)

aqui zera.

seria isto?
Vinícius Costa
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por vmouc » Sáb Mar 12, 2011 11:05
Sempre tem que usar o método de substituição nesses casos?
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por LuizAquino » Sáb Mar 12, 2011 11:21
Presumo que você esteja no início do curso de Cálculo.
Desse modo, o que usamos para resolver esses limites foram as Propriedades Operatórias dos limites e o conhecimento dos limites:

e

, sendo
c uma constante.
Por exemplo, o limite

é o mesmo que

.
Uma das Propriedades Operatórias dos limites diz que "o limite da subtração é a subtração dos limites". Portanto, temos que

.
Usando os dois limites conhecidos acima, temos que

.
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LuizAquino
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por vmouc » Sáb Mar 12, 2011 21:51
Pessoal,
continuando esta lista, não faço idéia como resolvo isso:
![\lim_{x\rightarrow10}\left[1n(10-x) \right] \lim_{x\rightarrow10}\left[1n(10-x) \right]](/latexrender/pictures/45e72c2c793aa426ccced41f835107e8.png)
Help, please! Estou estudando as outras e postarei a continuação desse exercício para que me ajudem na correção.
Muito Obrigado!!!
Vinícius Costa
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por LuizAquino » Dom Mar 13, 2011 01:34
ObservaçãoEsse limite só está bem definido pela direita. Portanto, o exercício deve ser:
SugestãoObserve o gráfico da função

e tente responder o exercício.

- grafico-logaritmo-natural.png (7.41 KiB) Exibido 5248 vezes
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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