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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por LuizAquino » Qua Fev 23, 2011 22:15
Eis um exercício curioso onde podemos aplicar os conceitos de P.A..
Seja a sequência formada por cada número inteiro positivo n repetido n vezes, em ordem crescente. Isto é, seja a sequência {1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, 5, 5, 5, 5, 5, ...}. Determine a soma entre os termos na posição 4.460 e 4.470 dessa sequência. (Resposta: 189).
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por Renato_RJ » Sex Mar 11, 2011 07:57
Luiz, essa sequência é o mesmo que

????
Se sim, então estou indo pelo caminho certo ? Pois desse jeito eu chego na PA mas não consigo chegar na soma, o valor que eu acho é muito maior do que o do gabarito.. Vou pensar um pouco mais...
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por LuizAquino » Sex Mar 11, 2011 10:48
Renato_RJ escreveu:Luiz, essa sequência é o mesmo que

?
Não. Perceba que o que você colocou aqui é uma
soma, não uma
sequência. Ainda que você escrevesse

não seria a mesma sequência.
DicaA quantidade de vezes que cada número é repetido na sequência forma uma P.A.
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por Abelardo » Sex Mar 11, 2011 13:03
Tentei também, mas deu um número estratosférico. Quero ver como é que se resolve, tinha uma questão parecida em uma prova da OBM.. era a soma também de números que ocupavam deternimadas posições, números gigantescos e a resposta era nove! (Se não me falhe a memória) kkk
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por Renato_RJ » Sex Mar 11, 2011 15:07
LuizAquino escreveu:Renato_RJ escreveu:Luiz, essa sequência é o mesmo que

?
Não. Perceba que o que você colocou aqui é uma
soma, não uma
sequência. Ainda que você escrevesse

não seria a mesma sequência.
DicaA quantidade de vezes que cada número é repetido na sequência forma uma P.A.
Então teremos uma PA desse jeito ?
Pois o elemento 1 só parece uma vez (e é o primeiro elemento da PA), enquanto que o elemento 2 aparece duas vezes, o 3 aparece 3 vezes e assim sucessivamente.. Então o elemento 20, por exemplo, aparecerá 20 vezes ?
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por LuizAquino » Sex Mar 11, 2011 15:10
Renato_RJ escreveu:Então teremos uma PA desse jeito ?
P.A. = {1, 2, 3, 4, 5, ... }
Sim. A quantidade de vezes que cada número é repetido forma uma P.A. de primeiro termo 1 e razão também 1.
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por Renato_RJ » Sex Mar 11, 2011 15:16
LuizAquino escreveu:Renato_RJ escreveu:Então teremos uma PA desse jeito ?
P.A. = {1, 2, 3, 4, 5, ... }
Sim. A quantidade de vezes que cada número é repetido forma uma P.A. de primeiro termo 1 e razão também 1.
Então estou caindo na pegadinha...
O elemento que está na posição 4460 é o próprio, por exemplo ??
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por LuizAquino » Sex Mar 11, 2011 15:27
Renato_RJ escreveu:O elemento que está na posição 4460 é o próprio, por exemplo ??
Não. O numero que está na posição 4460 da sequência não é o número 4460.
Por exemplo, note que o primeiro número 5 aparece na posição 11 da sequência.
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por Renato_RJ » Sáb Mar 12, 2011 03:06
Mestre acho que matei a charada, veja...
Chamei de n o número da sequência e acabei percebendo que quando temos n =1 teremos 1 termo, mas quando temos n = 2 teremos 3 termos, n = 3 teremos 6 termos e assim por diante (n = 4 serão 10 termos, n = 5 serão 15 termos, etc), logo quando n for igual a k teremos a soma de todos os termos até k então basta igualar a soma da PA ao termo desejado veja:

Fazendo o mesmo para o termo 4470:

Tive que arredondar os valores pois tinha me esquecido que se tratava de uma sequência de números inteiros, então a soma dos dois será 189.
Acertei ???
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por LuizAquino » Sáb Mar 12, 2011 09:10
É isso mesmo.
Apenas para deixar claro, teremos que:


Devemos descartar os valores negativos.
Teremos que o número 94 aparecerá nas posições de 4372 até 4465. Já o número 95 aparecerá nas posições de 4466 até 4560.
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por Molina » Sáb Mar 12, 2011 13:53
Bom dia, Luiz e Renato.
Quando estava tentando este desafio, pra começar li errada a questão. Li que deveríamos descobri a soma da posição 4.460
a 4.470 e não
e como é o enunciado correto. Mas fiz por este caminho que é a solução e chegando ao mesmo valor quebrado que vocês chegaram, mas como se tratava de números interos, então achei que estava errado.
Mas bom ver a solução e ve que eu estava próximo de descobrir.
Valeu,

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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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