por Caeros » Seg Mar 07, 2011 19:40
Estou estudando Teoria dos Conjuntos, agradeço o apoio de voces. Por favor veja se minha solução faz sentido:
Seja A = {1,2,3}. Considere as seguintes relações em A:

= {(1,2);(1,1);(2,2);(2,1);(3,3)}

= {(1,1);(2,2);(3,3);(1,2);(2,3)}

= {(1,1);(2,2);(1,2);(2,3);(3,1)}

= AxA;

=

Quais são reflexivas?Simétrica? anti-simétricas? e Transitivas?
Solução:
Reflexivas:

;

;

;
Pergunto: Porque o conjunto vazio não é reflexivo?Simétricas:

;

;
Pergunto: o Conjunto Vazio é simétrico ou não?Porquê?Transitivas:

é transitiva pois, (1,2)


;(2,2)


e obviamente implica que (1,2)


; como também (2,1)


;(1,2)


implica que (2,2)


;
ok?
não é transitiva pois, (1,2)


;(2,3)


, mas (1,3)


;

não é transitiva pois (1,2)


; (2,3)


; mas, (3,1)


;

é transitiva;
Pergunto: conjunto Vazio é transitivo, porquê? ;
Anti-Simétrica:

;

;

.
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por LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 12:18
Caeros escreveu:Pergunto: Porque o conjunto vazio não é reflexivo?

não é reflexiva porque, obviamente, não contém os elementos do tipo (a, a), para todo a em A.
Caeros escreveu:Pergunto: o Conjunto Vazio é simétrico ou não?Porquê?

é simétrica. Lembre-se que para ser simétrica é necessário que se (a, b) esteja em R então (b, a) também deve estar. Isto é, o único problema é se acontecer de (a, b) está em R, mas (b, a) não estar. Esse problema não acontece em

.
Caeros escreveu:
não é transitiva pois

;

; mas,

;
Correção: "(...), mas

"
Caeros escreveu:Pergunto: conjunto Vazio é transitivo, porquê?
Uma relação R
não é transitiva se acontecer de (a, b) e (b, c) está em R, mas (a, c) não está. Esse problema não acontece em

.
ObservaçãoA todo momento você pergunta se o "conjunto vazio" é reflexivo, simétrico, transitivo, etc. Tome cuidado! O que são classificados em reflexivo, simétrico ou transitivo são as relações, não os conjuntos. Por exemplo, não faz sentido perguntar se o conjunto A={1, 2, 3} é simétrico, transitivo, reflexivo, etc.
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por Caeros » Ter Mar 08, 2011 22:30
Obrigado Luiz pelas orientações!
Mesmo assim tenho um questionamento:
a relação

para o cojunto A citado não é reflexiva , pois, "porque, obviamente, não contém os elementos do tipo (a, a), para todo a em A."
Analogamente não seria este o mesmo motivo para esta relação não ser simétrica e nem transitiva, por não apresentar elementos?

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por LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 10:28
Caeros escreveu:a relação

para o cojunto A citado não é reflexiva , pois, "porque, obviamente, não contém os elementos do tipo (a, a), para todo a em A."
Analogamente não seria este o mesmo motivo para esta relação não ser simétrica e nem transitiva, por não apresentar elementos?

Não!
Vamos pensar um pouco...
O que deve acontecer para uma relação
não ser reflexiva? Basta que ela não tenha algum dos elementos (a, a), com a em A. Por exemplo, por que

não é reflexiva? Porque (3, 3) não está em

. O motivo é análogo para

.
Para que uma relação
não seja simétrica basta que (a, b) esteja em R, mas (b, a) não esteja. Por exemplo,

não é simétrica, já que (1, 2) está na relação, mas (2, 1) não está.
Note que em

esse problema não ocorre. Isto é, não há na relação um par (a, b) tal que (b, a) não esteja. Portanto, ela é simétrica.
Por fim, para que uma relação R
não seja transitiva basta ocorrer que (a, b) e (b ,c) esteja em R, mas (a, c) não esteja. Por exemplo,

não é transitiva, pois

e

, mas

. Novamente, note que esse problema não ocorre em

. Isto é, não há elementos (a, b) e (b ,c) na relação tal que (a, c) não esteja. Um outro exemplo de relação transitiva no conjunto A dado seria R = {(1, 1)}. Note que não há elementos (a, b) e (b ,c) na relação R tal que (a, c) não esteja em R.
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por Caeros » Qua Mar 09, 2011 10:41
Ok

Luiz;
Obrigado por colaborar, realmente nem nos livros são claros em relação a isto, e nem nos bancos das universidades há professores que tragam explicação clara, para ter uma idéia um professor de uma renomada academia aqui onde moro disse que a explicação é porque foi convencionada assim!!Valeu.
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por LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 11:04
Caeros escreveu:nem nos bancos das universidades há professores que tragam explicação clara
Observação: Eu sou Professor Universitário e acredito ter esclarecido isso para você. Sendo assim, procure não afirmar coisas como essa. Além disso, existem muitos outros Professores nas Universidades que também deixariam isso claro para você.
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por Caeros » Dom Mar 13, 2011 01:01
Realmente fiquei intrigado com a resposta que recebi do professor aqui na universidade, da qual citei, e acabei generalizando, pois sabia de certa forma que não era a resposta que ele deveria me dar, mas enfim reconheço a importância dos professores em nossa vida e que o que postei anteriormente está errado. Obrigado novamente professor!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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