por Renks » Dom Fev 27, 2011 16:08
(puc-rio)Considere o sistema

a)Determine os valores de a e b tais que o sistema tenha mais de uma soluçao.
gabarito a=25 b=6
tentei usolar um temo e subistitur na equaçao mais nao sei como cancelo x,y ou as incognitas
(UFF)A confeitaria "cara melada" é conhecida por suas famosas balas de leite, vendidas em pacotes. No Natal,essa confeitaria fez a seguinte promoçao:colocou, em cada pacote,20% a mais de balas e aumentou em 8% o preço do pacote.Determine a variaçao,em porcentagem, que essa promoçao acarretou no preço de cada bala do pacote.
Gabarito Reduçao de 10%
tentei considerar que cada pacote tem 100 balas,logo 20% a mais é 120 balas . mas quando se trata de variaçao da porcentagem tenho duvivas em como montar uma equaçao.
O produto

nao encontrei um caminho para resolver este exercicio
(Puc)O produto P=
![\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}-\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(-\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right) \left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}-\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(-\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)](/latexrender/pictures/9e122674ed8291a3d29466361d6603a0.png)
Gabarito 104
tentei colocar todos os termo dentro de uma unica raiz mas ao efetuar a multiplicaçao o resultados nao bate acho que nao estou indo pelo caminho correto
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por Renato_RJ » Qua Mar 02, 2011 00:23
Boa noite Renks...
O sistema da primeira questão é bem simples, se ele deseja ter mais de uma solução o determinante da matriz formada pelos coeficientes tem que dar zero, logo você terá:

Perfeito, vamos guardar esse valor, como o sistema possui mais de uma solução podemos dizer que essas duas equações definem duas retas que pertencem ao mesmo plano e são linearmente dependentes, isto é, uma é múltipla da outra, para fazer isso vamos isolar somente os coeficientes e o resultado de cada uma em um grupo separado, veja:

Sabendo o valor de

temos como determinar a e b, veja:


Agora vamos testar se o determinante será zero mesmo:

Pronto, o sistema está completo...
Quanto ao problema das balas, vamos usar um pouco da lógica.. Façamos x a bala individual e p o preço do pacote, então teremos que um pacote possui n balas, logo:

A fração é o preço individual de cada bala que está no pacote.. Se houve um aumento de 20% na quantidade de balas, para manter a igualdade, deveríamos aumentar 20% no preço do pacote, mas o que acontece é que temos um aumento de 8% no preço total, logo teremos o seguinte:

Isto quer dizer que cortamos 12% do preço total, então teremos, para cada bala:

Sendo

o preço individual de cada bala, então teremos uma redução de 10% no preço individual de cada bala....
[ ]'s
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por LuizAquino » Qua Mar 02, 2011 10:46
Renks escreveu:Seja produto

. A Soma a+b e igual a: Gabarito 3002
Note que cada fator é da forma

, com
i=2, 3, 4, ..., 2001. Mas, isso é o mesmo que

. Portanto o produto é o mesmo que:

Podemos então arrumar essa multiplicação como a seguir:




Portanto,
a=1001 e
b=2001, de onde obtemos que
a+b=3002.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Qua Mar 02, 2011 11:39, em um total de 3 vezes.
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por LuizAquino » Qua Mar 02, 2011 11:02
Renks escreveu:(Puc)O produto P=
![\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}-\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(-\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right) \left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}-\sqrt[]{7} \right)\left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)\left(-\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}+\sqrt[]{7} \right)](/latexrender/pictures/9e122674ed8291a3d29466361d6603a0.png)
Gabarito: 104
Basicamente, vamos usar os produtos notáveis:
(i)

(ii)

(iii)

![\left[\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}\right)+\sqrt[]{7} \right]\left[\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}\right)-\sqrt[]{7} \right]\left[\sqrt[]{7} + \left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}\right)\right]\left[\sqrt[]{7} -\left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}\right)\right] = \left[\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}\right)+\sqrt[]{7} \right]\left[\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}\right)-\sqrt[]{7} \right]\left[\sqrt[]{7} + \left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}\right)\right]\left[\sqrt[]{7} -\left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}\right)\right] =](/latexrender/pictures/48b2d11e577db6a3a420be6377abb176.png)
![= \left[\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}\right)^2 - \sqrt[]{7}^2 \right]\left[\sqrt[]{7}^2 - \left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}\right)^2\right]\right) = \left[\left(\sqrt[]{5}+\sqrt[]{6}\right)^2 - \sqrt[]{7}^2 \right]\left[\sqrt[]{7}^2 - \left(\sqrt[]{5}-\sqrt[]{6}\right)^2\right]\right)](/latexrender/pictures/d605004ee871e3c56f8da20515c4509c.png)
= 120 - 16 = 104
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por Renks » Qua Mar 02, 2011 15:34
Obrigado pela paciencia e pelas respostas Grato
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
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Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
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deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
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Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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