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Divisão de fração algébrica

Divisão de fração algébrica

Mensagempor lucas7 » Seg Fev 21, 2011 18:09

\frac{4-4a+a^2}{4+4b+b^2} : \frac{2-a}{2+b} = \frac{(a-2)(a-2)(2+b)}{(b+2)(b+2)(2-a)} = \frac{(a-2)(a-2)}{(b+2)(2-a)} (meu desenvolvimento)

O gabarito diz \frac{2-a}{2+b}

Fiquei na duvida na hora de simplificar para chegar ao resultado do gabarito. Se eu multiplicar \frac{(a-2)(a-2)}{(b+2)(2-a)} por -1, multiplicaria só o primeiro parênteses do numerado e do denominador, ficando: \frac{(a-2)(-a+2)}{(b+2)(-2+a)}, corta o primeiro parentêses do numerador com o segundo parênteses do denominador, ficando \frac{-a+2}{b+2} ou \frac{2-a}{2+b}.

Esse meu procedimento está correto?
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Re: Divisão de fração algébrica

Mensagempor Molina » Seg Fev 21, 2011 19:08

Boa tarde, Lucas.

Fica mais fácil você visualizar da seguinte forma:

\frac{(a-2)(a-2)}{(b+2)(2-a)}

\frac{a^2-4a+4}{2b-ab+4-2a}

multiplicando por -1 em cima e embaixo:

\frac{-a^2+4a-4}{-2b+ab-4+2a}

\frac{(a-2)(2-a)}{(b+2)(a-2)}

\frac{2-a}{b+2}


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Re: Divisão de fração algébrica

Mensagempor Molina » Seg Fev 21, 2011 22:06

Olá.

lucas7 escreveu:Entendi. Fiz a experiência e deu certo. Multiplicar a soma por -1 ou um dos parentêses da multiplicação dessa soma fatorada dá no mesmo. Obrigado, molina.

e espero que não haja um limite de perguntas por usuário, porque eu tenho mais uma pergunta:


Não há limite de perguntas por usuários, quanto a isso pode ficar a vontade em postar quantas dúvidas você tiver. Única coisa que pedimos é que seja criado um novo tópico para novas questões, ok? Ou seja, como você tinha uma dúvida de outra questão o certo seria você criar um novo tópico. Isso ajuda o fórum a ficar mais organizado.

Fiz este favorzinho para você e seu tópico foi parar aqui: viewtopic.php?f=106&t=3857

Qualquer dúvida me procure!


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Re: Divisão de fração algébrica

Mensagempor lucas7 » Seg Fev 21, 2011 22:16

Ok! Entendido. Obrigado :-P
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?