por john » Ter Fev 15, 2011 15:14

Estava agora praticando o cálculo de áreas com integrais.
Gostava de saber como tirar os pontos necessários. Igualo as expressões?
Cumprimentos!
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Ter Fev 15, 2011 16:11
O gráfico do exercício está ilustrado abaixo.

- grafico.png (21.03 KiB) Exibido 15828 vezes
Para resolver esse exercício você vai precisar calcular a, b e c.
Note que a área procurada será:

Note que para calcular
a basta fazer
g(a)=0. De onde obtemos
a=-4.
Para calcular
c basta fazer
f(c)=0. De onde obtemos
c=-2.
Por fim, para calcular
b basta fazer
f(b)=g(b). De onde obtemos
b=-3.
Portanto, a área desejada será:
ObservaçãoPara fazer gráficos como esse que coloquei aqui basta usar um programa como o
GeoGebra. No meu canal no YouTube há um curso ensinando a usar esse programa:
http://www.youtube.com/LCMAquino
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Ter Fev 15, 2011 16:34
Obrigado pela ajuda e pela dica Luiz.
Vou tentar

-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por john » Ter Fev 15, 2011 17:43
Estive a tentar e fiquei só com uma dúvida. Existe uma ordem específica para os valores dos integrais?
Tipo não poderia ser assim?

Qual a ordem para a soma e para os número em cima e em baixo dos integrais (b/c) e (a/b)?
Cumprimentos!
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Ter Fev 15, 2011 19:12
john escreveu:Estive a tentar e fiquei só com uma dúvida. Existe uma ordem específica para os valores dos integrais?
Sim. Imagine que você está sobre o eixo horizontal andando da esquerda para a direita. Primeiro você irá passar por
a e em seguida por
b. Nesse trecho, o que está imediatamente acima de você é o gráfico de
g(x). Portanto, o espaço abaixo do gráfico e acima do eixo horizontal tem área

.
Continuando a andar, você irá de
b até
c. Nesse trecho, o que está imediatamente acima de você é o gráfico de
f(x). Portanto, o espaço abaixo do gráfico e acima do eixo horizontal tem área

.
Como eu quero a área total, basta calcular

.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Ter Fev 15, 2011 20:21
Sim já estou entendendo. De facto passamos primeiro por g(x) e só depois passamos por f(x).
Mas a parte dos valores não percebi. Porquê b em cima e a em baixo e c em cima e b em baixo? Não poderia ser assim?

Cumprimentos!
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Ter Fev 15, 2011 22:59
john escreveu:Mas a parte dos valores não percebi. Porquê b em cima e a em baixo e c em cima e b em baixo? Não poderia ser assim?
Por definição, a integral

significa que você está integrando a função f partindo de
a e indo para
b. Ou seja, o intervalo de integração começa no valor que fica abaixo do símbolo de integral (nesse caso
a) e termina no valor que está acima do símbolo (nesse caso
b).
Além disso, vale a regra:

-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Ter Fev 15, 2011 23:12
Ok entendi. Vou praticar uns exercícios. Obrigado!
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por john » Qua Fev 16, 2011 14:24
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Fev 16, 2011 15:04
Primeiro, você deve notar que o sistema de eixos está "trocado". O que geralmente chamamos de x é agora y e o que geralmente chamamos de y agora é x. Arrumando a figura, ficamos com a ilustração abaixo.

- grafico-rotacionado.png (17.63 KiB) Exibido 15786 vezes
Estamos vendo x como a variável dependente e y como a variável independente.
A função representando a parábola é (basta isolar x na expressão dada):

.
Já a função representando a reta é (basta isolar x na expressão dada):

.
Agora, você precisar determinar as interseções entre a parábola e a reta, isto é, calcular as soluções da equação f(y)=g(y):

Resolvendo essa equação, você obtemos
y=1 e
y=-1/2.
Portanto, a área procurada é dada pela integral:

Resolvendo essa integral, você irá encontrar
A=9/16.
Esse é um típico exercício de Cálculo para testar se o aluno consegue trabalhar com diferentes sistemas de eixos.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Qua Fev 16, 2011 15:18
Obrigado. Nunca tinha feito um exercício com rotação dos eixos.
Não percebi uma coisa.

No exercício anterior era a somar. Porque é que neste é a subtrair?
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qua Fev 16, 2011 16:15
john escreveu:No exercício anterior era a somar. Porque é que neste é a subtrair?
Observe as ilustrações abaixo.
Área abaixo da reta e acima do eixo horizontal no intervalo [-1/2, 1].

- abaixo-reta.png (5.07 KiB) Exibido 15774 vezes
Área abaixo da parábola e acima do eixo horizontal no intervalo [-1/2, 1].

- abaixo-parabola.png (5.04 KiB) Exibido 15774 vezes
Note que a área desejada é a
subtração entre a área marcada na primeira figura e a marcada na segunda.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Qua Fev 16, 2011 17:32
Ah ok. Entendi. Obrigado.
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por john » Dom Fev 20, 2011 00:18
Não entendi esta integral. Podem dar-me uma ajuda?

Desenvolvi e fiz isto:

Obrigado!
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por john » Dom Fev 20, 2011 00:52
Sim Luiz, é essa. Você tem razão. Peço desculpa pelo erro.
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por john » Dom Fev 20, 2011 21:25
LuizAquino escreveu:Primeiro, você deve notar que o sistema de eixos está "trocado". O que geralmente chamamos de x é agora y e o que geralmente chamamos de y agora é x. Arrumando a figura, ficamos com a ilustração abaixo.
grafico-rotacionado.png
Estamos vendo x como a variável dependente e y como a variável independente.
A função representando a parábola é (basta isolar x na expressão dada):

.
Já a função representando a reta é (basta isolar x na expressão dada):

.
Agora, você precisar determinar as interseções entre a parábola e a reta, isto é, calcular as soluções da equação f(y)=g(y):

Resolvendo essa equação, você obtemos
y=1 e
y=-1/2.
Portanto, a área procurada é dada pela integral:

Resolvendo essa integral, você irá encontrar
A=9/16.
Esse é um típico exercício de Cálculo para testar se o aluno consegue trabalhar com diferentes sistemas de eixos.
Fiz a integral e deu-me:

Substituindo não me dá 9/6 :S
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Seg Fev 21, 2011 09:36
O seu cálculo para a integral está errado. Lembre-se que

, com n diferente de -1.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Seg Fev 21, 2011 11:47
Sinceramente não percebi onde errei. Pode-me ajudar? O n é diferente de -1.
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Seg Fev 21, 2011 12:06
john escreveu:Sinceramente não percebi onde errei. Pode-me ajudar? O n é diferente de -1.
Vou lhe dar mais outra dica, apenas aplicando a dica anterior:

.
E agora, está mais fácil perceber onde você errou?
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Seg Fev 21, 2011 12:54
Então fica:

?
Mesmo assim fazendo a substituição não me dá. Dá-me 29/6.
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Seg Fev 21, 2011 14:49
john escreveu:Então fica:

?
Não.
Vou lhe dar mais outra dica:

Tente fazer agora.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por john » Ter Fev 22, 2011 14:13
Ok. Entendi. Obrigado!
-
john
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 50
- Registrado em: Sex Fev 11, 2011 22:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Outra Dúvida
por rodsales » Sáb Jun 06, 2009 21:41
- 1 Respostas
- 1420 Exibições
- Última mensagem por Marcampucio

Sáb Jun 06, 2009 22:38
Trigonometria
-
- Outra dúvida
por rodsales » Qui Jun 18, 2009 22:12
- 1 Respostas
- 1368 Exibições
- Última mensagem por Marcampucio

Sex Jun 19, 2009 00:48
Trigonometria
-
- Outra dúvida.
por rodsales » Seg Out 12, 2009 09:56
- 1 Respostas
- 1426 Exibições
- Última mensagem por Marcampucio

Seg Out 12, 2009 11:59
Trigonometria
-
- Outra duvida
por GABRIELA » Qui Fev 11, 2010 17:57
- 1 Respostas
- 1640 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sex Fev 12, 2010 01:05
Geometria Espacial
-
- Outra Dúvida - Conjuntos
por joaopedrel » Dom Mar 14, 2010 20:03
- 2 Respostas
- 1581 Exibições
- Última mensagem por joaopedrel

Dom Mar 14, 2010 22:57
Conjuntos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.