• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Distribuição normal e exponêncial (tempo)

Distribuição normal e exponêncial (tempo)

Mensagempor alexzumalde » Seg Jan 17, 2011 11:09

Senhores,
gostaria de achar alguma referência que explique como uma distribuição binomial se comporta através do tempo. Por exemplo, em um experimento, um pequeno programa executa uma série de funções repetidas vezes e sobre essas funções são provocados erros com uma certa frequência. Teriamos então uma série de resultados divididos entre corretos e incorretos (parte dos erros injetados podem não gerar erros no resultado das funções). Minha dúvida principal diz respeito a função de densidade de probabilidade. No experimento, seriam considerados os tempos decorridos até que fosse detectada uma ocorrência de resultado incorreto. Ou seja, eu disparo a execução do programa, disparo a injeção de erros e aguardo até que um resultado incorreto ocorra. Então, registro esses tempos e traço uma função de densidade de probabilidade (termo associado: MTTF - mean time to failure). Eu acredito que a distribuição não seria normal e sim exponencial, mas preciso fundamentar essa premissa. Alguém conheçe um livro que aborde esse tipo de questão ? Seria mesmo um distribuição exponencial ? É possível que dependendo dos parametros eu obtenha uma distribuição normal ?

Eu já levantei esses tempos através de simulação para a usa-los na conclusão do meu mestrado na POLI e a distribuição "parece" ser exponencial. No momento preciso fundamentar tais resultados.

Alex Zumalde
alexzumalde
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jan 17, 2011 10:54
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: Distribuição normal e exponêncial (tempo)

Mensagempor Neperiano » Qui Out 27, 2011 15:27

Ola

Não sei se é isso, mas se usar confiabilidade.

A questão das falhas ou acertos, acredito que não tenha a ver com a distribuição, ambas podem falhar, tenque cuidar para ver se sua amostra é continua ou númerica (esqueci o nome da outra) porque se não pode ser poisson, tambem.

Se você lagar no google apostila de estatisitca deve ter

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.