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MMC e MDC forma Fatorada - prova em 16/12

MMC e MDC forma Fatorada - prova em 16/12

Mensagempor loran » Qua Dez 15, 2010 13:25

Estou estudando com meu filho de 12 anos (Colegio Marista São Jose) que fará uma prova amanhã, 16/12.
Tenho duvida na seguinte questão:

Determinar na forma fatorada o mmc e o mdc entre os numeros:
A = {2}^{7}.{5}^{3}.7
B = {2}^{4}.{3}^{5}.{5}^{4}
c = {2}^{5}.{3}^{4}.{7}^{2}

Como eu resolvo esta questão ??
Para o mdc eu considerei o 2 por ser o unico divisor comum nas tres formulas.
Para o mmc eu estou considerando multiplicar {2}^{7}.{3}^{5}.{5}^{4}.{7}^{7} só que isso dá um resultado muito grande.
O meu raciocinio está certo??
Grato pela atenção
loran
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Re: Ens. Fundamental prova recuparação 16/12

Mensagempor gichan » Qua Dez 15, 2010 13:55

MDC = Maior Divisor Comum

O 2 é de fato, divisor de A, B e C, mas não é o maior. Mas olhemos apenas para o 2, porque esses 3 números tem em comum apenas potências com essa base.
Para determinar o MDC, a gente pega o fator com o menor expoente dessa base em comum.
No caso, o fator é 2? e está no B. Portanto, o MDC entre eles é 2? = 16.

MMC = Mínimo Múltiplo Comum.

Temos que pegar a base dos fatores presentes em todos os números:

2, 3, 5 e 7.

Depois, temos que ver em qual dos números, essa base apresenta o MAIOR expoente. Afinal, o mmc é múltiplo de todos. Se pegarmos um expoente menor do que o máximo apresentado na fatoração, ele não será múltiplo de um dos números. E se pegarmos um expoente maior do que o máximo obtido na fatoração, ele será múltiplo, porém não será o Mínimo.
Com isso, pegamos:

2?, 3?, 5?, 7²

Multiplicamos esses fatores e essa é a resposta: 2? . 3? . 5? . 7².
Você só errou no expoente do 7. Espero que tenha entendido o conceito.
E o número é grande mesmo. Acho que a resposta fatorada é o suficiente.

:) Boa prova pro seu filho e qualquer dúvida, venha aqui no fórum novamente.
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Re: MMC e MDC forma Fatorada - prova em 16/12

Mensagempor loran » Qua Dez 15, 2010 14:07

OK Gichan

Muitissimo obrigado por sua resposta. Tudo entendido perfeitamente.

Continuarei nos estudos e voltarei ao forum assim que tiver uma nova duvida.

Com certeza, este forum fará parte dos estudos de matematica do meu filho daqui para fente.

Abs
loran
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?