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questoes de concurso

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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

questoes de concurso

Mensagempor karla_paula » Dom Jun 13, 2010 15:06

41. Sejam:
\frac{1^2}{1}+ \frac{2^2}{3}+\frac{3^2}{5}+....\frac{1001^2}{2001}  e   b= \frac{1^2}{3}+\frac{2^2}{5}+\frac{3^2}{7}....\frac{1001^2}{2003}

Qual é o inteiro mais próximo de a – b?
(A) 1001.
(B) 500.
(C) 999.
(D) 1000.
(E) 501
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Re: questoes de concurso

Mensagempor Vininhuu » Seg Jul 12, 2010 15:51

O a = \dfrac{1^2}{1} + \dfrac{2^2}{3} + \dfrac{3^2}{5} + \dfrac{4^2}{7} + \ldots \dfrac{1001^2}{2001}?

É que ali não consta o valor de a, só mostra o "\dfrac{1^2}{1} + \dfrac{2^2}{3} + \dfrac{3^2}{5} + \dfrac{4^2}{7} + \ldots \dfrac{1001^2}{2001}" e o valor de b.
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Re: questoes de concurso

Mensagempor MarceloFantini » Ter Jul 13, 2010 16:26

Quando tivermos 3 parcelas: (\frac{1^2}{1} + \frac{2^2}{3} + \frac{3^2}{5}) - (\frac{1^2}{3} + \frac{2^2}{5} + \frac{3^2}{7}) = 1 + \frac{4-1}{3} + \frac{9-4}{5} - \frac{3^2}{7} = 3 - \frac{3^2}{7}.

Quando tivermos 10 parcelas: (\frac{1^2}{1} + \frac{2^2}{3} + \frac{3^2}{5} + \frac{4^2}{7} + \frac{5^2}{9} + \frac{6^2}{11} + \frac{7^2}{13} + \frac{8^2}{15} + \frac{9^2}{17} + \frac{10^2}{19}) - (\frac{1^2}{3} + \frac{2^2}{5} + \frac{3^2}{7} + \frac{4^2}{9} + \frac{5^2}{11} + \frac{6^2}{13} + \frac{7^2}{15} + \frac{8^2}{17} + \frac{9^2}{19} + \frac{10^2}{21})

= 1 + \frac{4-1}{3} + \frac{9-4}{5} + \frac{16-9}{7} + \frac{25-16}{9} + \frac{36-25}{11} + \frac{49-36}{13} + \frac{64-49}{15} + \frac{81-64}{17} + \frac{100-81}{19} - \frac{10^2}{21}

= 10 - \frac{10^2}{21}

Assim, quando tivermos n parcelas: (\frac{1^2}{1} + \frac{2^2}{3} + ... + \frac{n^2}{2n-1}) - (\frac{1^2}{3} + \frac{2^2}{5} + ... + \frac{n^2}{2n+1}) = n - \frac{n^2}{2n+ 1}

No caso, 2n+1 = 2003 \Rightarrow n = 1001, logo o número inteiro mais próximo é 1001, alternativa A.
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Re: questoes de concurso

Mensagempor Molina » Ter Jul 13, 2010 16:55

Boa tarde, Karla.

Problema interessante. Se depois puder nos dizer de qual concurso foi, ficaria grato.

Vou reescrever os dados que você passou:

a= \frac{1^2}{1}+ \frac{2^2}{3}+\frac{3^2}{5}+....+\frac{1001^2}{2001}

b= \frac{1^2}{3}+\frac{2^2}{5}+\frac{3^2}{7}+....+\frac{1001^2}{2003}

Só que agora vou colocar todas as frações de a e b com o mesmo denominador uma embaixo da outra, para facilitar na visualização da subtração:

a= \frac{1^2}{1}+ \frac{2^2}{3}+\frac{3^2}{5}+\frac{4^2}{7}+....+\frac{1001^2}{2001}

b= \frac{0^2}{1}+ \frac{1^2}{3}+\frac{2^2}{5}+\frac{3^2}{7}+....+\frac{1000^2}{2001}+\frac{1001^2}{2003}

Note que eu não fiz nenhuma alteração, apenas adicionei um termo nulo em b para ficar alinhado os denominadores. Subtraindo a-b, termo a termo com o mesmo denominador você irá obter:

a-b=1+\frac{3}{3}+\frac{5}{5}+\frac{7}{7}+\frac{9}{9}+...+\frac{2001}{2001}-\frac{1001^2}{2003}

a-b=1+1+1+1+...+1-\frac{1001^2}{2003}

a-b=1001-\frac{1001^2}{2003} \approx 500,749875 \approx 501

Bom estudo! :y:
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Re: questoes de concurso

Mensagempor MarceloFantini » Ter Jul 13, 2010 16:57

Quero pedir desculpas. Errei na hora do resultado final, aqui está o certo: n = 1001 \Rightarrow 1001 - \frac{1001^2}{2003} = 1001 - 500.2501 = 500.7499 , ou seja, o número inteiro mais próximo é 501, letra E.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?