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pucpr probabilidade

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Mensagempor Maria Livia » Sáb Out 25, 2014 17:40

Um agricultor adquiriu 60 sementes de milho para fazer o plantio, com a garantia de que a probabilidade de germinação é de 0,8 (independente das outras). Ao utilizar a plantadeira manual, não percebeu que havia uma semente utilizada na safra anterior com probabilidade de germinação 0,5 e esta se misturou as novas sementes. Assim, o agricultor plantou as 61 sementes e destas, 60 germinaram. Dado que a probabilidade de 1 semente germinar (velha ou nova) é de 97/122, qual é a probabilidade de que a semente que nao germinou tenha sido uma das sementes novas? R: 24/25
nao entendi essa questao, fiquei perdida no meio de tantas probabilidades. Alguem pode me explicar? obrigada!
Maria Livia
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Re: pucpr probabilidade

Mensagempor EARIBEIRO » Ter Out 28, 2014 15:33

[pucpr probabilidade] Para responder a sua pergunta devemos analisar o seguinte:

Dentre as 60 sementes novas (chamarei de SN), 0,8, ou seja, 80% germinarão. Logo, chegamos a conclusão que se 80% germinarão, então 20% do total de 60 sementes NÃO GERMINARÃO. Sendo assim, podemos afirmar que 20% de 60 sementes correspondem a 12 sementes. Isso nos mostra que pode acontecer de 12 sementes NÃO germinarem. Como o exercício quer saber qual a probabilidade da única semente que não germinou ser uma das novas, ou seja, estar entre as 60 SN, então fazemos a probabilidade de que seja escolhida uma dessas sementes no valor total, ficando assim (12/61) - do total de sessenta e uma sementes doze podem ser novas e não germinarem-.

Como o exercício estipulou que 97/122 é probabilidade de QUALQUER semente germinar, chegaremos a conclusão(Se tivéssemos 122 semente, 97 iriam germinar e, consequentemente, 25 não) que 25 sementes dessas 122 não iria crescer, logo a probabilidade de uma semente qualquer não germinar é 25/122.

Por fim, 25/122 é o valor total para qualquer valor de semente (que não irá crescer). Para sabermos a probabilidade das condições propostas pelo exercício, devemos levar em conta que esse valor (25/122) é a probabilidade máxima, sendo nessas condições, qual seria a probabilidade de que (12/61) das sementes novas e que não germinaria, correspondessem ao valor total para qualquer semente? Isso nos levará ao famoso "barrigão, barriguinha" ficando 12/61 dividindo 25/122

12/61
______ =
25/122

12 x 122
________ simplificando 122/61 chegaremos...
25 x 61

12 x 2
_____ --------------->24/25
25 x 1


Espero ter ajudado! Ficarei feliz se compartilhasse o link do meu livro " A Visão do Cego" ( http://migre.me/mxgcr) em seu Facebook!
EARIBEIRO
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?