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conjuntos

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Mensagempor bruno da silva » Qua Set 25, 2013 22:20

Um dos importantes conceitos da matemática é o de conjunto, sendo este considerado um conceito primitivo, isto é, tem o sentido usual de coleção ou totalidade de elementos, não precisando, portanto ser definido a partir de outros conceitos matemáticos. No que se refere ao conceito e notação de conjuntos é correto afirmar. Marque V para as alternativas corretas e F para as alternativas erradas, em seguida, marque a opção com a sequência correta de resposta.
( ) O conjunto é um conceito fundamental em todos os ramos da matemática, e, intuitivamente, pode-se defini-lo como uma lista, coleção ou classe de objetos bem definidos.
( ) Os objetos em um conjunto podem ser qualquer entidade abstrata: números, variáveis, equações, operações, algoritmos, sentenças, nomes, sendo esses objetos chamados elementos ou membros de um conjunto.
( ) Um conjunto pode ser definido como um agrupamento, independente de seus componentes apresentarem alguma característica em comum.
( ) Geralmente denotamos os conjuntos por letras maiúsculas: A, B, C, X, Y, e os elementos de um conjunto por letras minúsculas: a, b, c, x, y.
bruno da silva
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.